A Vivo segue em busca da diversificação de sua matriz energética de fontes renováveis. A companhia anunciou, recentemente, a inauguração em Malhada, na Bahia, da sua terceira usina solar no estado (as outras duas estão instaladas em Bom Jesus da Lapa), a 70ª no modelo de geração distribuída em operação no Brasil, atingindo uma produção total de 626.000 MWh/ano.
Construída em parceria com as empresas Gera e Energea, a planta está instalada em uma área de 14,2 hectares e deverá produzir 12.348 MWh/ano, que serão injetados na rede da concessionária Neoenergia Coelba, suprindo 140 pontos de consumo da empresa na região.
A nova usina gerou 33 empregos na fase de construção. Com 114 milhões de acessos nos serviços fixo e móvel, a Vivo possui 35 mil pontos de consumo de energia no país. Toda a energia utilizada pela empresa é proveniente de fontes renováveis, a partir de um combinado entre a produção em geração distribuída, de fontes solar (62%), hídrica (27%) e de biogás (11%), autoprodução solar em média tensão e aquisição de energia no mercado livre, além da energia certificada I-RECs (International Renewable Energy Certificates), de origem eólica.