Os vencedores do Prêmio de Ação dos ODS

Artistas IZA e Maejor participaram da campanha “Be the one”, que recebeu menção honrosa no Prêmio de Ação ODS
Foto | Rodolfo Magalhães

A cerimônia de premiação da Ação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2020 destacou nove iniciativas inspiradoras como finalistas, das quais três foram anunciadas como vencedoras. O anúncio foi feito dentro do 5º Festival de Ação Global dos ODS, no dia 25 de março.

O Prêmio, uma assinatura da Campanha de Ação ODS da ONU, busca destacar iniciativas que mobilizam, inspiram e conectam três categorias que podem ajudar a estimular o engajamento dos cidadãos e causar mudanças positivas. Marina Ponti, diretora global da Campanha, observou em seu discurso que nem mesmo a atual crise na área da saúde poderia impedir essas iniciativas. “Elas mostram como mudar as coisas usando criatividade, dados, comunicação e responsabilidade. E – mais importante – através de orgulho, paixão e perseverança”.

O prêmio reconhece indivíduos e organizações que agem enquanto constroem coalizões entre comunidades, assim como aqueles que mudam comportamentos e políticas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e aqueles que aumentam o progresso dos ODS, enquanto fortalecem o diálogo e a confiança entre pessoas e instituições, em todos os níveis.

As inscrições reuniram mais de 2 mil iniciativas de mais de 140 países, analisadas por 21 juízes de todos os setores e países, que avaliaram o impacto geral e a abordagem e medindo o potencial das iniciativas a serem replicadas e ampliadas.

A secretária-geral da CIVICUS, Lysa John, apresentou o prêmio Mobilize, categoria do Projeto Assédio Sexual, representado por Funmi Ayeni. Ao direcionar os autores de políticas e mobilizar os alunos, o projeto empodera estudantes – o grupo mais vulnerável afetado pelo assédio sexual no campus, na Nigéria – a agir. Tendo pressionado os legisladores para aprovar uma lei contra o assédio sexual, a iniciativa tem potencial para um impacto mais amplo, sustentável e duradouro.

O especialista em produção imersiva e criador do MY World 360°, Charles Muchiri, apresentou o prêmio Inspire para a Signs TV, uma iniciativa que defende a comunicação inclusiva enquanto constrói pontes culturais e remove barreiras. A Signs TV não só está na vanguarda do fornecimento de interpretação de sinais, mas 60% do seu pessoal é composto por pessoas com deficiência, o que garante que tudo o que fazem é inclusivo.

Parcerias para o desenvolvimento sustentável ganharam força durante a pandemia

O embaixador Giorgio Marrapodi, diretor geral de Desenvolvimento e Cooperação com o Ministério das Relações Exteriores da Itália, entregou o prêmio Conecte para Dune Ives, da NextWave Plastics. Ao criar a primeira rede mundial focada em cadeias de suprimentos multinacionais para manter o plástico fora do oceano, os membros da iniciativa impediram que mais de 1.300 toneladas de plástico entrassem no oceano em apenas dois anos.

Os finalistas do prêmio também receberam atenção especial, tendo demonstrado sua abordagem inovadora para ampliar as ações para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

  • El Avispero (O  ninho de vespas) reuniu 2 milhões de pessoas em uma plataforma de ação cidadã digital e financiamento coletivo para construir uma Colômbia mais pacífica, ativa, diversa e sustentável;
  • Da Síria, EntrePioneers 2030 conecta e orienta jovens sírios no país e no exterior para reconstruir melhor;
  • Rap2Rep, aproveita o poder da música como uma ferramenta para a mudança social na Libéria;
  • Visando o ODS 5, Equal Measures 2030 fornece dados e evidências na conexão de organizações feministas para acabar com a discriminação sistemática contra mulheres e meninas;
  • Organizado pela Aliança Italiana para o Desenvolvimento Sustentável, The Sustainable Development Festival (Festival do Desenvolvimento Sustentável) reúne milhões de pessoas para se conectar, discutir e contribuir para os Objetivos;
  • A campanha Fight Forever Chemicals (Combata químicos para sempre) converge uma campanha de impacto com um longa-metragem narrativo para desvendar uma crise de saúde invisível e visa adotar mudanças políticas e mobilizar o consumidor consciente.

Os esforços dirigidos por agências da ONU ou a elas relacionados  não eram elegíveis para competir pelos prêmios, mas receberam menções honrosas. São eles:  Relatório de Clima da Juventude,  aplicativo  Samsung Global Goals, campanha “Be the One” e  “Change the Sequence”. A Campanha “Be the One” foi lançada pelos artistas IZA e Maejor com o apoio da ONU Brasil, ACNUR e de pessoas refugiadas para a promoção da diversidade e dos direitos humanos.

Ingolf Dietrich, comissário para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério Federal Alemão para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, afirmou que “olhando para o futuro, precisamos de um novo paradigma para recuperar melhor”. “Orientado pela Agenda 2030, este paradigma reconhece a situação atual como uma oportunidade para iniciar uma transição de crise para uma transformação sustentável”, finalizou.

Sobre a campanha de ação ODS

O secretário-geral das Nações Unidas estabeleceu a Campanha de Ação ODS da ONU para reunir pessoas de todas as partes do mundo para agir de acordo com os ODS e responsabilizar os tomadores de decisão pelo progresso. Através de comunicação e divulgação convincentes e criativas dos ODS, a campanha atende aos estados-membros da ONU e às Nações Unidas, enquanto faz a ponte entre pensadores e realizadores da sociedade civil, governos locais, grupos de reflexão, artes e cultura, a mídia e o mundo dos negócios. Ele mobiliza indivíduos para lutar pelos ODS em lares, comunidades e além. Através da defesa e comunicação adaptadas, eles constroem redes poderosas que alcançam milhões em todo o mundo, instam os tomadores de decisão a agir e impulsionar o momento.

ODS

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*