Saiba quais são as vagas mais procuradas na área da sustentabilidade

Analista ambiental é uma das carreiras em alta/Foto: Tarso Sarraf
A sustentabilidade deixou de ser somente um discurso de filantropia e se tornou tema presente nas empresas. O aumento da demanda é fruto da consciência coletiva, principalmente de empresas multinacionais e nacionais de grande porte, que têm mais capital para investir em políticas sustentáveis.
“As companhias têm que atender aos interesses dos investidores, que verificam a existência de políticas socioambientais, antes de destinar seus recursos”, explica Juliana Berford, gerente de Engenharia e supply chain da Wyser, divisão especializada em oferecer serviços de Recrutamento e Seleção para cargos de gerência média e sênior da Gi Group.

Sustentabilidade é cada vez mais decisiva na condução dos negócios

A indústria é o segmento que mais demanda profissionais de sustentabilidade, como empresas geradoras de energia renovável, óleo e gás, construção civil, agronegócio, mineradoras e siderúrgicas. “A própria natureza das atividades que estão relacionadas com processos, produtos e insumos, abre mais espaço para práticas sustentáveis”, complementa Juliana.

As vagas mais procuradas são as de:

  • Gerente de Sustentabilidade;
  • Analista de Sustentabilidade Corporativa;
  • Especialista Ambiental;
  • Especialista de Investigação Ambiental;
  • Coordenador de Projetos de Impacto Socioambiental;
  • Advogado Ambiental;
  • Especialista em Responsabilidade Social Corporativa.

Graduações e cursos

Já em relação aos cursos que oferecem a capacitação, destacam-se as graduações ou tecnólogos em Biologia, Engenharia Ambiental, Geologia, Engenharia Química, Oceanografia, Direito Ambiental e Biomedicina.

“Por serem áreas relativamente novas, a exigência por experiência torna-se um desafio. Logo, profissionais em formação devem procurar por cursos que reforcem a atuação prática e, preferencialmente, tenham parcerias com empresas privadas para aplicação do conteúdo desenvolvido em aula”, recomenda a gerente.

Por conta da necessidade de se adequar ao novo momento, muitos cargos passarão por transformações do escopo. “Nos próximos anos, teremos profissões ligadas a construções sustentáveis, investimentos sustentáveis, energia renovável e especialista em agricultura sustentável, por exemplo”, conclui Juliana.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*