Rodrigo “Sabiah” dos Santos Ramos trabalha com reciclagem e desenvolve projetos sociais voltados para crianças e adolescentes, além de ministrar palestras em casas prisionais e instituições para jovens. Mas nem sempre foi assim.
Aos 17 anos, Rodrigo cometeu seu primeiro assalto. Aos 18, foi preso pela primeira vez: “Eu tinha curiosidade de saber como era ser preso: fui lá e matei a curiosidade. Na segunda vez em que fui preso, li um livro. E isso mudou tudo. Quando saí, trabalhei de sol a sol pela primeira vez na vida. Abri meu próprio galpão de reciclagem. Dei a volta por cima, transformei minha vida e de outras pessoas”, relata.
Uma história de superação e transformação. Rodrigo tem 32 anos e é natural de Porto Alegre. Atualmente, ele desenvolve uma cooperativa de reciclagem para poder oferecer trabalho remunerado a ex-apenados.
É comunicativo, busca trocar experiências e dividir com outros jovens momentos e situações que passou. Rodrigo diz que “procura sempre enxergar o melhor que cada pessoa pode oferecer” e carrega isso com ele.
Assista: