11 conteúdos imperdíveis do Sustainable Brands São Paulo

O tema “Delivering the Good Life” é tão pretensioso quanto fascinante. Construir um painel de exemplos de como as marcas estão transformando seus negócios hoje para entregar um futuro melhor é o grande desafio assumido pelo Sustainable Brands São Paulo, conferência que começa nesta quarta-feira, 6 de novembro, no Parque do Ibirapuera.

É também a grande amarração de uma trilogia de eventos, que começou com “Redefining the Good Life”em 2017 e teve sequência com “Redesigning the Good Life” em 2018. Em toda essa trajetória, o ponto central do conteúdo é o que as empresas precisam fazer (e estão fazendo) para promover uma vida melhor no futuro próximo. Por isso, o Sustainable Brands tem se caracterizado por ser um evento pautado pelo diálogo, pelas interações entre painelistas e participantes. E sempre com foco na inovação orientada pela sustentabilidade.

Para oferecer um bom panorama do que está sendo feito, a edição deste está mais concentrada em exemplos brasileiros, de startups a grandes corporações globais. Os conteúdos como um todo são muito interessantes. Mas trouxemos aqui os 11 momentos imperdíveis do programa do evento.

1. O  plástico dos oceano vira dinheiro para os mais pobres – Esta “mágica” tem a mão do canadense David Katz, fundador do Plastic Bank, uma organização que está limpando os oceanos ao mesmo tempo em que transforma o plástico recolhido em recursos para ajudar as comunidades litorâneas mais pobres, especialmente na Ásia (onde estão as maiores fontes poluidoras) e agora também no Brasil, por conta de uma parceria com a SC Johnson. O Plastic Bank está instalando centros de coleta no Rio de Janeiro;

2. Diálogos de Transição como viabilizadores da transformação dos negócios – Não há soluções simples para problemas complexos, ainda mais quando envolvem grandes cadeias de produção que hoje operam em padrões insustentáveis. Para promover o necessário diálogo para a transição dos negócios, Hélio Mattar, fundador do Instituto Akatu, vai moderar uma conversa franca com três empresas de setores complexos: Jennifer Motles, diretora de Impacto Social e Sustentabilidade da Philip Morris International; Viviane Mansi, diretora Regional de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota; e Valter Brunner, Business Sustainability para a América Latina e Brasil da Syngenta;

3. Construindo um ecossistema para a Economia Circular – Desenvolver o pensamento e os modelos de negócios que promovam a circularidade dos recursos e matérias-primas é uma exigência para as empresas que querem prosperar na próxima década. Por isso, Beatriz Luz, criadora da Exchange4Change Brasil, está lançando no Sustainable Brands a Plataforma de Economia Circular (PEC), que vai unir as empresas comprometidas com a mudança e com o objetivo de alavancar conhecimento, disseminar o aprendizado e aproximar a cadeia de valor, gerando escala e viabilidade técnica-comercial aos projetos circulares. 20 empresas dão a largada e assinam no evento um compromisso de adesão à Plataforma;

4. Reciclagem e seu impacto social – Conforme dados de uma recente pesquisa realizada pela GlobeScan em parceria com o Instituto Akatu, a sociedade está cada vez mais sensibilizada com os temas ambientais e o consumidor entende que é responsabilidade compartilhada entre todos os players para tornar o processo de reciclagem mais conveniente. Neste painel, a PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, mostra a importância da união de toda a cadeia de valor para uma economia circular e faz um convite para os participantes se unirem nesta jornada.  Para mostrar o papel das cooperativas na transformação ambiental e social, o “Carioca” fundador da Coopercaps traz um breve balanço dos 16 anos da Cooperativa. Já uma das fundadoras da Casa Causa, Flávia Cunha, falará sobre a importância do engajamento por meio da informação e do conhecimento;

5. Um presente à prova de futuro – O documentário brasileiro sobre economia circular, realizado pela Tocha Filmes, ficará pronto no final de novembro, mas vamos assistir a um trailer de 10 minutos que já traz uma bela amostra do conteúdo do trabalho realizado no Brasil e na Holanda, um dos polos de referência de economia circular no mundo. O dia 7 de novembro, começa com um café da manhã, seguido de debate com o diretor Sylvio Rocha, a curadora Beatriz Luz, a fundadora da Comida Invisível, Daniela Leite, e a diretora de comunicação e valor compartilhado da Nespresso, Claudia Leite;

6. Startups que criam Bons Negócios pelo Clima – Depois de um poderoso processo seletivo que começou com 155 projetos inscritos, 14 startups brasileiras apresentam os pitchs de soluções que geram impactos positivos para o clima em seis diferentes áreas: gestão de água, gestão de resíduos, agropecuária, energia, logística e mobilidade e uso do solo e florestas. Desse grupo, sairão os melhores projetos da Segunda Chamada de Bons Negócios para o Clima, iniciativa desenvolvida pela Climate Ventures e que acelera o potencial de inovação dos empreendedores brasileiros;

7. Truthtelling: por marcas mais humanas, autênticas e verdadeiras – Em tempos de polarização, fakenews, as marcas somente conseguirão se comunicar se construírem espaços de confiança com seus públicos, pautados na transparência e autenticidade. Esse, inclusive é uma orientação central da curadoria do Sustainable Brands. O autor e professor Raul Santahelena propõe em Truthtelling que as marcas assumam uma postura humana autêntica e verdadeira em todos os pontos de contato com a sociedade. Sua apresentação será seguida de um bate-papo com Lígia Camargo, líder de comunicação e sustentabilidade da Danone;

8. Do incentivo ao consumo à inadimplência: quanto faltou ensinar à população sobre a relação com o dinheiro? – Sete em cada dez brasileiros estão endividados, uma realidade perturbadora para a especialista em educação financeira Cássia de Aquino. Psicanalista, educadora, cientista política, autora e consultora para projetos em diversos países, Cássia nos apresenta o nó que criamos na sociedade de consumo e como empresas e sistema financeiro têm responsabilidade para encontrar soluções. Se a erradicação da pobreza é um dos grandes temas da agenda global, só conseguiremos avançar se usarmos o dinheiro de forma diferente;

9. Rodada de Negócios das Empresas que são melhores para o mundo – Conhecer e fazer negócios com um grande grupo de Empresas B é uma oportunidade imperdível. O Sistema B realiza no dia 7 a Rodada de Negócios B, que vai reunir mais de 60 empresas e possibilitar encontros para a geração de contatos e negócios;

10. A relação com o álcool é reflexo da relação que temos com a vida? – Essa é a proposta, improvável para uma indústria de cerveja, que a Heineken traz para o Sustainable Brands. Dentro de sua trajetória de muitos anos liderando o tema de consumo responsável em seu setor, a companhia agora se depara em entender porque os jovens brasileiros de hoje têm momentos de consumo nocivo e desenfreado. O projeto WeLab tem realizado laboratórios com jovens de 18 a 24 anos em São Paulo e no Rio de Janeiro e usa a psicologia positiva para promover a consciência sobre o consumo responsável;

11. Marcas e causas, uma grande oportunidade de mobilização e engajamento do consumidor – Precisamos de marcas mais corajosas, que se conectem com as reais necessidades das pessoas e defendam as causas da sociedade contemporânea. É o que o painel organizado pela Utopies Brasil vai apresentar no Sustainable Brands, com a participação de Burger King, Carrefour e Magazine Luiza. O que não faltam são temas sociais e ambientais de alta relevância para os negócios que precisam do poder de comunicação das marcas para mobilizar consumidores na direção certa.

O Sustainable Brands São Paulo termina na quinta-feira (7).

Confira a programação completa no site

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