Salvador oferece curso gratuito de Montador de Sistemas Fotovoltaicos

Energia solar registrou crescimento de 63% em Salvador em 2021/Foto: Ricardo Gomez Angel/Unsplash

A Prefeitura de Salvador oferecerá 20 vagas para um curso gratuito de Montador de Sistemas Fotovoltaicos. A capacitação terá início no dia 24 de janeiro e duração até 1º de abril, com carga horária de 120 horas de maneira presencial. Os interessados em participar devem ter, no mínimo, 18 anos e Ensino Médio incompleto. Para saber mais detalhes basta acessar o site www.simm.salvador.ba.gov.br.

A iniciativa é da Secretaria Municipal da Cidade Sustentável, Inovação e Resiliência (Secis) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Trecon, empresa especializada em treinamento e manutenção no setor elétrico, e será realizada por meio do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), com o Programa Treinar para Empregar.

O que você deve considerar ao instalar energia solar em casa

O setor de Energia Renovável tem se tornado cada vez mais promissor na geração de emprego e renda, com destaque para a fonte solar que vem liderando o ranking mundial. “Voltado para o aumento da empregabilidade por meio da qualificação, o Treinar para Empregar, que vai oferecer o curso para montador de sistemas fotovoltaicos, acompanha a tendência da economia de Salvador”, ressalta a secretária da Semdec, Mila Paes.

De acordo com Umaraci Nascimento, sócio-administrador da Trecon, empresa responsável pelo curso, a capacitação vai ser com 50% teoria, envolvendo apostilas e apresentações, e 50% prática, onde os alunos serão colocados em situações do cotidiano para aplicar o que foi aprendido durante as aulas teóricas.

Crescimento da energia solar em Salvador

Em 2021 houve um aumento de 63% do uso da energia solar fotovoltaica em Salvador, no comparativo com 2020. Este número vem acompanhado de uma maior procura por profissionais que atuam na área. Segundo a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar), o setor solar já trouxe mais de 650 empregos à capital baiana e os números devem acelerar ainda mais neste ano por força do programa Salvador Solar, lançado em outubro do ano passado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secis.

Uma das ações do programa é o desconto de 60% no imposto de serviço para a instalação das placas fotovoltaicas. Outra iniciativa é o IPTU Amarelo, que oferece descontos de até 10% no Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). A iniciativa viu seu número de cadastrados saltar de 32 residências para 74 em 2021 – dados que representam 131% de crescimento.

Conheça o Plano de Ação Climática de Salvador

“Em meio a um cenário de crise ambiental e energética que atravessa o país, a energia fotovoltaica é uma ótima alternativa em termos sustentáveis e financeiros. Diante disso, o programa Salvador Solar vem lançando incentivos fiscais para atrair e facilitar o acesso da população e de empresas ao uso da energia solar fotovoltaica em nosso município”, pontuou a titular da Secis, Edna França.

Outra ação que também faz parte do programa é o Mapa Solar. A ferramenta permite que qualquer cidadão consiga identificar o potencial energético de sua edificação. O acesso ao serviço é gratuito e pode ser feito através do endereço geo.salvador.ba.gov.br/solar/.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*