Diante da crise global do clima, a Câmara Municipal de Salvador aprovou na terça-feira, 9 de fevereiro, a criação da Comissão Especial de Emergência Climática e Inovação. O colegiado será liderado pelo vereador André Fraga (PV).
“Falar da crise global do clima é pensar que Salvador precisa, com urgência, estar preparada para reduzir impactos que vão atingir, principalmente, os mais vulneráveis”, enfatiza Fraga, que fez o seu primeiro pronunciamento, também nesta terça-feira, na Casa Legislativa.
O grupo de trabalho na Câmara deverá acompanhar a implementação de planos importantes pela Prefeitura de Salvador, como o de Arborização Urbana e o Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, além da Lei Municipal de Inovação.
“É nosso dever fiscalizar para que os planos saiam, de fato, do papel. E a inovação será um pilar fundamental para vencer os desafios causados pelas mudanças climáticas”, explicou André Fraga, que liderou a construção dos planos quando era secretário de Sustentabilidade e Resiliência de Salvador.
O Relatório Global de Riscos 2020, do Fórum Econômico Mundial, fez um grave alerta sobre os riscos climáticos. Pela primeira vez, nas perspectivas de dez anos da pesquisa, os cinco principais riscos globais em termos de probabilidade são todos ambientais.
Entre eles estão a grande perda de biodiversidade e o colapso dos ecossistemas (terrestre e marinho), com consequências irreversíveis para o meio ambiente, resultando em recursos severamente esgotados para a humanidade.