A pandemia da Covid-19 ameaça não somente a Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável, mas avanços já alcançados em várias partes do mundo.
A declaração abriu a participação do secretário-geral da ONU em uma mesa redonda sobre o renascimento da economia após a crise global, comandada na quarta-feira, 1º de julho, por um grupo de jovens economistas.
António Guterres avisou que se o mundo não agir agora, poderá enfrentar vários anos de depressão e de interrupções do crescimento econômico. Ele citou o aumento da pobreza e da fome e o colapso de sistemas de saúde. Além disso, advertiu para a falta de acesso à educação de uma geração inteira de crianças.
Guterres pediu um pacote de resgate para a crise que represente pelo menos 10% do valor total da economia global.
A ONU está participando de iniciativas, que já contam com 50 chefes de Estado e governo, para unir países e instituições financeiras internacionais assim como o setor privado, credores e agências da ONU.
Para Guterres, trata-se de uma crise humana que está se tornando uma crise financeira e de desenvolvimento. Segundo ele, qualquer resposta abrangente e global tem de centralizar o aspecto financeiro.
G-20
Países sem os meios para lutar contra a pandemia e investir em recuperação podem cair numa catástrofe de saúde e provocar uma recuperação global lenta. Muitos estão tendo que escolher entre pagar suas dívidas externas ou proteger suas comunidades da pandemia.
O Grupo das 20 maiores economias do mundo, G-20, promoveu a suspensão do pagamento da dívida de alguns países. Para Guterres, a ação tem que ser ampliada a outras nações.
O secretário-geral ressaltou o caos criado pela pandemia a cadeias de fornecimento e comércio, e o que ele chamou de risco de que algumas operações de manufaturados voltem para os países desenvolvidos, reduzindo assim os recursos das nações pobres, que por sua vez poderão perder a integração na economia global.
Este post tem sinergia com ao menos dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para saber mais sobre os ODS, clique aqui.