O vereador André Fraga (PV) mediará nesta sexta-feira, 17 de setembro, às 10h, uma audiência pública para debater sobre os desafios da reciclagem em Salvador.
O evento virtual contará com a presença de representantes do Ministério Público, da Secretaria da Administração do Governo do Estado da Bahia, da Secretaria de Resiliência e Sustentabilidade de Salvador, de Cooperativas e Startups.
Pesquisadora destaca importância da reciclagem de resíduos eletrônicos
“O Brasil tem uma das legislações mais modernas no mundo quando se fala em lixo, que é a Política Nacional de Resíduos Sólidos, mas infelizmente não é colocada em prática. Em média, um catador recebe menos de 40 reais por dia na troca de materiais recicláveis e chega a trabalhar 40 horas semanais se submetendo a condições insalubres para ter uma renda. Por isso, vamos trazer para a discussão também de que forma, localmente, podemos melhorar o trabalho dos catadores e catadoras que vivem da coleta seletiva”, disse o vereador André Fraga.
Cerca de 75% desses trabalhadores não ganham mais do que R$ 100 por mês com a reciclagem em Salvador, segundo dados da Defensoria Pública do Estado da Bahia em conjunto com o Fórum de Catadores em Situação de Rua. Mesmo invisibilizado pela sociedade, o catador é responsável pelo recolhimento de até 20% do que é descartado nos grandes centros urbanos.
Usina que transforma lixo em energia anuncia modernização em Salvador
O evento terá a presença de representantes de sete cooperativas que atuam em Salvador (Cooperes, Coopebari, Coopeguari, Canore, CRG, Icatres Cooperbrava), além da coordenadora estadual das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo do Ministério Público, Ana Luzia dos Santos Santana, da coordenadora do Programa Recicle Já Bahia da Secretaria da Administração do Governo do Estado, Vanuza Reis, da secretária de Sustentabilidade e Resiliência de Salvador, Edna França, da Co-fundadora da Solos, Saville Alves, da fundadora da So+Ma, Claudia Pires, da advogada, consultora especialista em direito ambiental, resíduos e sustentabilidade Laize Lantyer Luz e da proprietária da Compostar, Joana Kalid.