A empresa destaca que essa bateria não sofre a degradação comum das baterias de íon de lítio/Imagem: Nyobolt
Uma das principais queixas dos donos de veículos elétricos é o tempo necessário para recarregar a bateria. Em situações onde são usados carregadores de “nível 1” em residências, esse processo pode levar até 40 horas. Já com um Tesla Supercharger, o tempo médio de recarga é cerca de 20 minutos.
No entanto, um fabricante de veículos elétricos de Cambridge, Inglaterra, afirma ter desenvolvido uma bateria que pode ser carregada em menos de cinco minutos, o que é aproximadamente o dobro do tempo necessário para abastecer um carro a gasolina, informa Chris Morris, da FastCompany.
A Nyobolt, a empresa em questão, afirma ter criado uma bateria de íon de lítio de 35 kWh que carrega de 10% a 80% em pouco mais de quatro minutos e meio. Além disso, a empresa destaca que essa bateria não sofre a degradação comum das baterias de íon de lítio.
Capacidade original
A Nyobolt menciona testes independentes realizados por fabricantes de veículos elétricos (sem identificar os responsáveis pelos testes), indicando que a bateria pode suportar mais de quatro mil ciclos de carga rápida, o que equivale a cerca de 965 mil quilômetros, mantendo mais de 80% da sua capacidade original.
“Nossa pesquisa extensa no Reino Unido e nos EUA resultou em uma nova tecnologia de bateria que está pronta e escalável agora,” disse Sai Shivareddy, cofundador e CEO da Nyobolt. “Estamos viabilizando a eletrificação de novos produtos e serviços que antes eram considerados inviáveis ou impossíveis.”
A empresa informa que as novas baterias foram testadas no protótipo de veículo elétrico da Nyobolt, um carro esportivo elétrico que pesa apenas 1.250 quilos (comparado aos mais de 2.268 quilos de um Tesla Modelo X).
Pegada de carbono menor
Isso não apenas melhora a dirigibilidade, mas veículos mais leves e baterias menores também serão mais baratos de fabricar e terão uma pegada de carbono menor, argumenta a Nyobolt. O carro teria uma autonomia de cerca de 250 quilômetros com uma única carga e poderia adicionar 193 quilômetros de alcance em apenas quatro minutos.
A Nyobolt está em negociações com oito fabricantes de carros elétricos para fornecer sua bateria, mas a distribuição em larga escala ainda não é uma realidade imediata.
A bateria da Nyobolt utiliza nióbio, um material cuja extração ainda é limitada em comparação com os níveis de produção dos materiais usados nas baterias de íon de lítio.
A Nyobolt não está sozinha nessa corrida para melhorar as baterias de veículos elétricos. Em junho, a empresa 24M apresentou uma bateria que promete uma autonomia de até 1,6 mil quilômetros com uma única carga.
Essa bateria utiliza metal de lítio ao invés de íons de lítio, o que, segundo a 24M, lhe confere maior densidade de energia. No entanto, pode levar cinco anos para que essa tecnologia esteja disponível no mercado.
Bateria de lítio estável
Além disso, no início do ano, pesquisadores da Universidade Cornell anunciaram ter criado uma bateria de lítio estável que pode ser carregada em menos de cinco minutos.
Em 2023, a empresa Gravity afirmou que seus carregadores poderiam carregar um veículo elétrico para uma viagem de 320 quilômetros em apenas cinco minutos. Contudo, alguns veículos elétricos ainda não são compatíveis com a potência desses carregadores.
Embora a tecnologia seja promissora, ainda há um caminho a percorrer até que as baterias de carregamento ultrarrápido se tornem comuns no dia a dia dos proprietários de veículos elétricos.