Projeto Contos Brasileiros mantém vivas histórias e tradições em município baiano

Dona Antonia Santiago participa do projeto Contos Brasileiros/Foto: FBDM/Divulgação

As primeiras linhas sobre a história e a cultura do município de Barrocas, localizado a cerca de 200 quilômetros de Salvador, já estão sendo escritas e movimentando a cidade.

Alunos e professores participantes do Projeto Contos Brasileiros, viabilizado por meio do patrocínio da mineradora Equinox Gold, iniciaram o trabalho de pesquisa de dados e informações locais, o que tem divertido e motivado a todos.

Na Bahia, projeto de replantio de mangue vence competição entre jovens de comunidades tradicionais

“Eu me senti muito feliz, pois usei a história da minha avó sobre o lobisomem. Além disso, sei que vai ser muito importante para exaltar as narrativas populares do município”, comentou o estudante Renilson de Matos Ângelo Júnior, do 6º ano. “Sair pela comunidade em busca de histórias nos ajuda a desenvolver nossa habilidade de ouvir, falar, aprender e explicar”, acrescentou a colega Nathiele Oliveira.

Os personagens e as interessantes narrativas descobertas pelos pesquisadores de campo serão “lapidadas” por um escritor, reunidas em um livro de memórias e também gravadas em áudio para, no final do ano, serem distribuídas para a comunidade e disponibilizadas na internet.

Oficinas gratuitas

Além do entusiasmo dos participantes, o trabalho envolve técnica e treinamento. Em abril de 2022, alunos e professores selecionados foram capacitados em oficinas gratuitas de contação de história e de pesquisa, para que estivessem aptos a buscar personagens relevantes para a história de Barrocas, justificativas para nomes de ruas, mitos e lendas que irão compor o livro de contos, os quais proporcionarão uma imersão da comunidade em sua própria cultura e história.

A relevância desse movimento ficou ainda mais evidente, tendo em vista a riqueza do material que está sendo acumulado para a produção dos textos.

“Participar do projeto Contos Brasileiros foi um privilégio, pois essa proposta uniu professores, alunos e a comunidade local, em torno de um objetivo principal: manter viva as riquíssimas histórias e tradições culturais do nosso povo”, destacou a professora Márcia Ellen Ferreira Jesus, que leciona para o 6º e 7º anos.

Outra professora, Aline Jesus Mota (8º e 9º anos), observa que todas as atividades desenvolvidas proporcionaram momentos importantes, porque deram oportunidades para que os alunos conhecessem e levassem para sala de aula as histórias que foram contadas e que fazem parte da cultura local. “Isso também provocou novas reflexões, ampliando os conhecimentos de todos os envolvidos nesse processo de construção de conhecimento”, completou.

O objetivo do Projeto Contos Brasileiros é justamente resgatar e registrar a cultura de Barrocas, assim como contribuir para o desenvolvimento do ensino de História, Literatura, Língua Portuguesa, Artes e Geografia.

Aumento do interesse

Segundo a pedagoga e coordenadora responsável pelo Projeto Contos Brasileiros, Janaina Dantas Barbosa Lopes, o resultado experimentado em outras localidades onde a iniciativa foi realizada registrou um aumento do interesse dos estudantes por leitura e a melhora da autoestima e do senso de pertencimento por parte da comunidade.

“Não há nada mais interessante para um aluno do que sua própria história, principalmente quando ele participou ativamente do resgate dessas informações. Ocorre um ‘up’ nos índices de leitura e interesse pelas raízes com um processo como este”, garante.

Projeto de inclusão social transforma uniformes em ecobags 

Janaina acrescenta que a expectativa da comunidade escolar pelo livro é imensa. “Estão desencavando pérolas que marcarão a cultura local e suas vidas”, comemora a pedagoga.

O Projeto Contos Brasileiros é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Equinox Gold. Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Barrocas e é uma realização de Janaina Dantas Barbosa Lopes, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*