Princípios de Responsabilidade Bancária abrangem instituições com US$ 47 tri em ativos

Algumas das maiores instituições bancárias do mundo se comprometeram com os Princípios de Responsabilidade Bancária/Foto: Wojciech Sadlej/FreeImages
Uma coalizão de 130 bancos de todo o mundo que representam US$ 47 trilhões em ativos, foi anunciada no domingo, 22 de setembro, durante a 74ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Batizada de Princípios de Responsabilidade Bancária (PRB), a aliança representa a parceria mais significativa realizada até hoje entre o setor bancário global e as Nações Unidas.
“Os Princípios de Responsabilidade Bancária são um guia para o setor bancário global responder, impulsionar e se beneficiar de uma economia de desenvolvimento sustentável. Eles direcionam a prestação de contas com responsabilidade e a ambição para agir”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, no evento de lançamento, com a presença dos 130 signatários fundadores e mais de 45 CEOs.
Os PRB são apoiados por uma forte estrutura de implementação e prestação de contas. “Estamos muito orgulhosos de assinar os Princípios para Responsabilidade Bancária e de participar dessa coalizão global de grande importância para a construção de um futuro melhor e mais sustentável”, destacou Cândido Bracher, presidente do Itaú Unibanco.

“O Itaú Unibanco acaba de adotar oito Compromissos de Impacto Positivo com base nos 17 ODS das Nações Unidas. A responsabilidade pela execução desses compromissos é de nossas áreas institucionais e de negócios, permitindo incorporar as melhores práticas de sustentabilidade em todo o banco. Assim, nossa adesão ao PRB é um passo natural e alinhado à maneira como operamos”, acrescentou Bracher.

“Um setor bancário que planeja os riscos associados às mudanças climáticas e outros desafios ambientais pode não apenas conduzir a transição para economias de baixo carbono e resilientes ao clima, mas também pode se beneficiar disso”, observou Inger Andersen, diretor-executivo do Programa Ambiental das Nações Unidas (Pnuma). “Quando o sistema financeiro transfere seu capital de investimentos que têm uso intensivo de recursos e de alta emissão de carbono para aqueles que apoiam a natureza como solução, todos ganham no longo prazo.”

Consulte os Princípios para Responsabilidade Bancária e seus documentos aqui.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*