A Noruega se tornou em 2020 o primeiro país em que os carros elétricos representaram mais de 50% dos novos emplacamentos em 12 meses.
De acordo com informações veiculadas nesta terça-feira, 5 de janeiro, pelo Conselho de Informação do Tráfico Rodoviário (OFV), os veículos elétricos tiveram uma cota de mercado de 54,3% no ano passado, contra 42,4% em 2019.
Os quatro modelos mais vendidos no país europeu (Audi e-tron, Tesla Model 3, Volkswagen ID.3 e Nissan Leaf) são alimentados por energia elétrica. O quinto, o Volkswagen Golf, tem uma versão recarregável, mas as estatísticas não diferenciam entre os tipos de motores.
As vendas de carros elétricos de dezembro estabeleceram um novo recorde mensal, a 66,7%, estimuladas pelo lançamento de novos modelos, segundo o OFV.
A Noruega, maior produtor de combustíveis do oeste da Europa, também é um país pioneiro na mobilidade elétrica graças a uma política fiscal vantajosa. A nação nórdica, onde a energia elétrica é quase totalmente hidrelétrica, tem o objetivo de que todos os carros tenham “zero emissões” até 2025.
Eletrovia no Brasil
E aqui no Brasil? Em dezembro, você viu aqui no Notícia Sustentável que o primeiro corredor de mobilidade elétrica do Nordeste está sendo desenvolvido pela Neoenergia e será o maior do Brasil quando concluído, no final do primeiro semestre de 2021.
A eletrovia Irá conectar as capitais Salvador (BA) e Natal (RN), passando pelas cidades de Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE) e João Pessoa (PB). O Corredor Verde é resultado de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica da Neoenergia, que integra planos da companhia em investir no estímulo de utilização de veículos elétricos e no processo de descarbonização da economia.
O projeto terá mais de 1.100 quilômetros de extensão e uma estrutura que contará com 18 pontos de abastecimento ao longo das vias que ligam os estados e em áreas urbanas.