Depois de lançar uma versão sem canudos de plástico em 2019, a Nescau deu, recentemente, mais um passo em sua jornada de sustentabilidade. Agora em 2020, a marca criou um novo produto orgânico pronto para beber, em embalagem que dispensa o uso de tampas plásticas.
Com a novidade, a empresa afirma que evitará a utilização de 610 mil tampas por ano, o que equivale a cerca de 2,6 toneladas de plástico. Além disso, evita um outro grande problema já que, por serem muito pequenas e leves, muitas vezes essas tampas não são descartadas corretamente e podem parar no meio ambiente, inclusive nos oceanos.
Para criar uma embalagem que mantivesse a segurança e durabilidade do produto sem a necessidade da tampa, a marca investiu em diferentes frentes, que vão do redesenho do recipiente ao ajuste de processos produtivos e equipamentos na fábrica.
A solução encontrada pela companhia foi desenvolver um envoltório feito de material PET que abraça e protege a embalagem, incluindo a parte do lacre. Ao mesmo tempo, esse envoltório possui um picote que permite acessar o lacre de forma fácil, garantindo a usabilidade do produto e seu conceito de pronto para beber.
“Para nós era muito importante ter, no primeiro produto orgânico e clean label da marca, uma embalagem que levasse em conta a questão do cuidado com o meio ambiente e a redução do uso de plástico. Essa é uma causa que move todo o time Nescau e que conversa com os nossos consumidores, que estão cada vez mais atentos a questões como a busca por maior naturalidade nos produtos e sustentabilidade na produção”, aponta Abner Bezerra Head de Nescau e Bebidas da Nestlé Brasil.
Jornada sustentável
A iniciativa se soma à jornada de Nescau em busca de soluções cada vez mais sustentáveis, que foi iniciada em 2019 com o compromisso de retirar os canudos plásticos de Nescau Prontinho, substituindo-os por canudos de papel biodegradável.
Além disso, a Nestlé assumiu o compromisso global de tornar 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025. Para alcançar esse objetivo, a companhia trabalha tanto na frente de repensar e redesenhar embalagens, pensando em novos materiais e formatos, quanto no apoio a ações de conscientização do consumidor sobre descarte correto e no desenvolvimento das cadeias de reciclagem.
O projeto também está inserido na Iniciativa RE, lançada pela Nestlé Brasil no final de 2019, que traz mais transparência às ações que a companhia vem realizando em suas operações nos últimos anos em busca de maior eficiência e de maior sustentabilidade na produção e nas embalagens, tendo também o grande papel de educar e abrir uma plataforma de diálogo com os consumidores, trazendo mais conscientização e ainda mais apoio ao desenvolvimento da cadeia de reciclagem e economia circular.