O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), lançou recentemente uma lista de sete informações que todos precisam saber sobre a poluição interna do ar, que mata, por ano, quase 4 milhões de pessoas.
Muitas não resistem a doenças causadas pela inalação da fumaça produzida por querosene, lenha ou carvão, que ainda são muito utilizados pelos mais pobres para cozinhar e aquecer ambientes.
Saiba quantos anos de expectativa de vida são reduzidos com a poluição
O Pnuma explica que essas fontes de combustível “são péssimas para a saúde”, deixando milhões de pessoas doentes ou com queimaduras, todos os anos. A poluição interna do ar causa derrames, doenças do coração, câncer do pulmão, entre outras enfermidades.
Nas casas com fogões à lenha ou carvão, os níveis de partículas finas às vezes excedem em até 100 vezes as recomendações da OMS. A combustão doméstica é também o segundo maior contribuinte para a mudança climática, depois do dióxido de carbono (CO2).
Agenda 2030
O terceiro ponto abordado pelo Pnuma destaca os fogões de baixa emissão de poluentes, podem salvar milhões de vidas, além de estarem alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A agência da ONU explica também que um meio ambiente saudável é uma obrigação constitucional. Apesar disso, 3 bilhões de pessoas no mundo utilizam combustíveis inseguros em casa, e geralmente, são habitantes dos países mais pobres.
Segundo o Pnuma, o acesso a combustíveis menos poluentes para cozinhar está aumentando apenas 1% por ano.
Mulheres são as mais afetadas
A quinta informação da agência é a seguinte: mulheres e meninas são as que mais sofrem com a poluição interna do ar. São as mais vulneráveis à querosene utilizada na hora de cozinhar e a explosões.
Além disso, quase metade das mortes por pneumonia em crianças menores de cinco anos é consequência da fuligem inalada dentro de casa. A exposição a esses poluentes também afeta o cérebro e causa atrasos no desenvolvimento e problemas de comportamento.
[Vídeo]: Saiba quantas mortes prematuras a poluição do ar provoca no mundo
Dia Internacional
O Pnuma destaca que a poluição interna pode ser reduzida se os países criarem legislações específicas e investirem em fontes limpas de energia, como biogás, etanol e petróleo liquifeito. Com isso, haverá também redução das mortes e de doenças.
A agência da ONU garante estar comprometida em reduzir a poluição do ar e criou, por exemplo, a Coalisão do Clima e do Ar Limpo, além de celebrar, no dia 7 de setembro, o Dia Internacional do Ar Puro para Céus Azuis, promovendo um ar saudável e um planeta saudável.
Conheça aqui as sete informações que você precisa saber sobre a poluição interna:
- É terrível para a saúde humana;
- Combustíveis domésticos são péssimos para o meio ambiente;
- Fontes de energia acessíveis podem ajudar a reduzir a poluição do ar;
- Poluição doméstica do ar está ligada à pobreza e desigualdades;
- Mulheres e meninas são as que mais sofrem;
- Países podem reduzir as mortes com legislação específica e investimentos;
- O Programa da ONU para o Meio Ambiente está dedicado a reduzir a poluição do ar.
(Via ONU News)