Por ser a primeira indústria das regiões Norte e Nordeste autossuficiente em energia para a sua operação, a Polo Salvador, indústria têxtil fabricante de camisas polo para fardamento empresarial e uso casual localizada na capital baiana, acaba de renovar a certificação “GBC Zero Energy” concedida pela Green Building Council Brasil (GBC), ONG conceituada e com atuação em diversos países que tem como principal objetivo fomentar a indústria de construção sustentável no Brasil.
“Desde 2014 quando iniciamos os investimentos em eficiência energética na indústria em todas as instalações da fábrica, da loja e concluímos os painéis solares, conseguimos economizar em torno de R$225 mil até agora. Durante a pandemia, se não fosse o trabalho incessante na redução de custos, incluindo a redução a quase zero (R$80 taxa mínima da Coelba) da energia elétrica, teríamos os problemas financeiros aumentados e, em consequência, menos fôlego para o enfrentamento da crise”, destaca Hari Hartmann, diretor da empresa.
Energia solar dobra capacidade de geração no Brasil
Com a autossuficiência energética, a empresa conseguiu neutralizar a emissão de gases de efeito estufa gerando créditos para a produção anual de uma das suas linhas, a 100% algodão, certificada pela ABNT como a primeira camisa polo Carbono Zero do Brasil.
A Polo Salvador, inclusive, coleciona premiações e certificações locais, nacionais e internacionais devido às cerca de 40 ações sustentáveis que aplica tanto nas linhas de produtos quanto no dia a dia dos mais de 50 colaboradores.