‘Perda e desperdício de alimentos são eticamente inaceitáveis’

A ONU marca este ano, pela primeira vez, o Dia Internacional de Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos – em 29 de setembro – com um chamado do secretário-geral da Organização para que o tema entre no centro da agenda global.

“A perda e o desperdício alimentar são eticamente inaceitáveis. Em um mundo com alimentos suficientes para alimentar todas as pessoas, em todo os lugares, 690 milhões de pessoas continuam a passar fome e 3 bilhões não conseguem ter uma dieta saudável”, disse António Guterres em uma mensagem em vídeo especial para a data.

O secretário-geral das Nações Unidas também lembrou que a perda e o desperdício de alimentos também promovem uma pressão contra recursos naturais como água, solo e energia, bem como no trabalho humano e no tempo envolvido para a produção. “Isso agrava as mudanças climáticas, dado o papel significativo da agricultura na produção de emissões de gases de efeito estufa”, destacou Guterres.

A preocupação internacional está refletida no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2, que consagra o compromisso de erradicar a fome, e no ODS 12, que pede o corte pela metade do desperdício de alimentos e a redução da perda de alimentos até 2030. Enquanto muitos países já estão agindo, esforços precisam ser intensificados, disse Guterres.

A pandemia de Covid-19 evidenciou a fragilidade dos sistemas alimentares e agravou a perda e o desperdício de alimentos em muitos países. Para Guterres, novas abordagens e soluções são necessárias.

A ONU realizará no ano que vem a Cúpula de Sistemas Alimentares de 2021. “Apelo aos países para que estabeleçam uma meta de redução alinhada com o ODS 12, que meçam a sua perda e desperdício de alimentos e ajam com ousadia para reduzi-los. A ação política nesta área também deve ser incluída nos planos climáticos do Acordo de Paris”, disse.

Guterres lembrou que também as empresas devem se preocupar com o tema, enquanto as pessoas podem fazer compras com cuidado, armazenar os alimentos corretamente e fazer um bom uso das sobras.

“Vamos trabalhar juntos para reduzir a perda e o desperdício de alimentos para o benefício das pessoas e do nosso planeta”, concluiu o secretário-geral.

(Via ONU News)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*