O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) foi premiado por seus “esforços notáveis para integrar dados de observação da Terra em uma metodologia global para permitir o monitoramento e geração de relatórios oficiais do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6.6.1: Alteração na extensão dos ecossistemas relacionados à água ao longo do tempo”.
O prêmio foi concedido pela Earth Observations for the Sustainable Development Goals (“Observações da Terra para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, na tradução livre), uma iniciativa do GEO-Group on Earth Observations (“Grupo para Observações da Terra”, na tradução livre).
O trabalho foi um esforço conjunto das Divisões de Ciência e de Ecossistemas do Pnuma.
“Embora o prêmio tenha sido concedido ao Pnuma, o trabalho no objetivo 6.6.1 não teria sido possível sem vários outros parceiros, principalmente o Centro de Pesquisa Conjunta da Comissão Europeia e o Google; mas também vários outros, incluindo a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (Nasa), a Agência Espacial Europeia e o Secretariado do GEO”, afirmou Jillian Campbell, estaticista do Pnuma.
ODS 6 – Água potável e Saneamento
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6.6 visa interromper a degradação e a destruição de ecossistemas relacionados à água e auxiliar a recuperação dos que já estão degradados.
Nessa meta estão inclusos ecossistemas como pântanos, rios, lagos, reservatórios e águas subterrâneas – bem como aqueles que ocorrem em montanhas e florestas, que desempenham um papel especial no armazenamento de água doce e na manutenção da qualidade da água.
Com base em consultas com os países e nos dados iniciais colhidos em 2017, menos de um quarto dos países coleta, atualmente, dados nacionais que possam ser usados para monitorar a extensão dos ecossistemas de água doce.
Aplicativo Pnuma
Mais informações sobre o objetivo 6.6.1 e sua importância em termos de compreensão da dinâmica da água e dos ecossistemas relacionados à água estão disponíveis no aplicativo web global criado pelo Centro de Pesquisa da Comissão Europeia; Google; e Pnuma para monitoramento da água.
O aplicativo web não apenas fornece dados geoespaciais para download (geotiffs) em relação à extensão permanente e sazonal da água, mas também dados das séries de temporais nacionais e subnacionais, de bacia e sub-bacia, que, juntos, formam uma base para relatórios oficiais sobre o Indicador 6.6.1.
O Pnuma, o Google e o Centro de Pesquisa Conjunto da Comissão Europeia, juntamente com vários novos parceiros, estão atualmente reformulando o aplicativo.
Dados e funcionalidades adicionais estarão disponíveis até o final de 2019.
(Via ONU News)