O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e o secretário-geral da ONU, António Guterres/Foto: Eskinder Debebe/ONU
Com a pandemia da Covid-19 interrompendo os planos de realizar a reunião anual internacional da ONU sobre o clima – conhecida como COP – este ano, o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciaram que, em vez disso, serão co-anfitriões de um “evento global marcante” em 12 de dezembro, no quinto aniversário do Acordo Climático de Paris de 2015.
O evento está sendo chamado pela ONU de “A corrida para Glasgow”. Antes de a pandemia da Covid-19 ser declarada, o Reino Unido foi escolhido para sediar a COP deste ano na cidade escocesa. A Cúpula está agendada para um ano depois, em novembro de 2021.
O evento de dezembro será realizado em meio a sinais de que o mundo está longe de limitar o aumento da temperatura global para 1,5 grau acima dos níveis pré-industriais, e que uma economia livre de carbono ainda está distante.
“A emergência climática está totalmente sobre nós e não temos tempo a perder”, disse o secretário-geral em um comunicado. “A resposta à nossa crise existencial é rápida, decisiva, intensa e solidária entre as nações”.
O objetivo do evento é aproveitar o momento e convocar para uma maior e mais ambiciosa ação climática. Os governos nacionais serão convidados a apresentar planos climáticos mais ambiciosos e de alta qualidade, bem como planos de recuperação da Covid, novos compromissos financeiros e medidas para limitar o aquecimento global a 1,5ºC.
O evento reunirá líderes de todos os níveis de governo, bem como do setor privado e da sociedade civil para apresentar novas medidas, aumentando a ambição e a ação.
Mesa redonda de alto nível sobre o clima
Mais detalhes do evento serão divulgados na quinta-feira, durante uma Mesa Redonda de Alto Nível sobre o clima virutal, que contará com discursos de Guterres e Johnson, bem como de vários outros líderes mundiais.
A abertura da Mesa Redonda será às 11h30 (horário de Nova York) e contará com a participação de Guterres e Johnson; uma discussão sobre financiamento do clima com vários líderes, incluindo o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e Sebastián Piñera Echenique, Presidente da República do Chile, o país originalmente programado para sediar a COP do clima deste ano.
Para acompanhar a mesa redonda de alto nível, acesse o site internacional da ONU.
(Via ONU Brasil)
Este post tem sinergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Para saber mais sobre os ODS, clique aqui.