Conheça o primeiro ônibus elétrico para transporte de passageiros em aeroportos do Brasil

Veículo BYD D9W deve transportar cerca de mil passageiros por dia dentro do Aeroporto Internacional de Goiânia, com emissão zero de poluentes e muito mais conforto
Veículo BYD D9W deve transportar cerca de mil passageiros por dia dentro do Aeroporto Internacional de Goiânia, com emissão zero de poluentes e muito mais conforto/Fotos: Divulgação CCR Aeroportos

O Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia (GO), é o primeiro do Brasil a operar regularmente um ônibus 100% elétrico para o transporte de passageiros. Após completar uma fase de testes iniciada em julho, o modelo D9W, da BYD, entrou em operação definitiva, transportando cerca de mil pessoas diariamente entre o terminal e as aeronaves. A iniciativa é resultado de um acordo firmado com a CCR Aeroportos, concessionária que administra 17 terminais no Brasil.

O ônibus elétrico BYD D9W, além de ser livre de emissões de gases do efeito estufa, é silencioso, tem capacidade para até 80 passageiros e uma autonomia de 250 quilômetros. Isso permite que o veículo opere durante todo o dia sem necessidade de recarga intermediária, com as baterias sendo carregadas apenas no fim da jornada.

Outro diferencial é o conceito Low Entry, que elimina degraus, facilitando o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. A suspensão pneumática ajustável e os freios regenerativos, que reaproveitam energia durante as frenagens, complementam a lista de inovações, tornando o D9W uma solução eficiente e inclusiva.

Para a CCR Aeroportos, empresa que administra o aeroporto de Goiânia, a adoção do ônibus elétrico não é apenas uma questão de eficiência, mas também um compromisso com a sustentabilidade. De acordo com Marcius Moreno, gerente-executivo de Aeroportos da concessionária, a iniciativa vai além da redução de emissões, proporcionando uma experiência mais confortável e segura para os passageiros, principalmente em dias de chuva ou calor extremo.

“Desde que iniciamos a fase de teste com o ônibus D9W no Aeroporto Internacional de Goiânia, em julho deste ano, milhares de passageiros puderam se deslocar em nosso terminal com mais segurança e comodidade. Agora, é com grande satisfação que anunciamos que esse serviço será efetivo e pretendemos expandir o serviço para os nossos outros aeroportos que oferecem voos comerciais, seguindo com o nosso objetivo de promover práticas sustentáveis que contribuem para a melhoria do meio ambiente”, comenta o executivo.

Aposta no futuro do transporte elétrico

A presença da BYD no Brasil vem crescendo desde 2014, com investimentos importantes na produção de ônibus elétricos e baterias. Em Campinas (SP), a fabricante mantém uma unidade dedicada à montagem de chassis de ônibus, enquanto em Manaus (AM), uma fábrica especializada em baterias de fosfato de ferro-lítio atende à demanda crescente do mercado nacional.

A empresa, que já entregou aproximadamente 200 ônibus elétricos no país, destaca que cada veículo evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores. Além disso, os veículos podem operar por até 15 anos, superando a média de 10 anos de ônibus a diesel.

“Acreditamos que o transporte elétrico é o futuro, não apenas pelo impacto ambiental reduzido, mas também pelos benefícios econômicos e sociais. O D9W é um exemplo claro de como a tecnologia pode transformar a mobilidade urbana”, afirma Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus da BYD Brasil.

Com o avanço dos ônibus elétricos em aeroportos, a CCR Aeroportos planeja ampliar a utilização dessa tecnologia para outros terminais e o próximo que receberá o D9W para transporte dos passageiros é o Aeroporto Internacional de Curitiba. Além disso, a adoção desse tipo de transporte pode servir de modelo para cidades brasileiras que buscam alternativas mais limpas no transporte público urbano.

Expectativa de ampliação

No cenário global, a BYD já entregou mais de 100 mil ônibus elétricos em países como China, Estados Unidos e diversas nações da Europa, consolidando sua liderança no setor. No Brasil, a expectativa é que iniciativas como a de Goiânia se multipliquem, transformando aeroportos e cidades em ambientes mais sustentáveis.

A entrada em operação do ônibus elétrico no Aeroporto Internacional de Goiânia representa um passo importante para o transporte público no Brasil. Com foco em sustentabilidade, eficiência e inovação, o projeto reforça que a mobilidade elétrica não é apenas uma tendência, mas uma solução viável e urgente para os desafios atuais.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*