Ekôa Park promove oficina de biocosmética com foco em autocuidado sustentável

Albori Ribeiro
Experiência imersiva ensina os participantes a produzir cosméticos naturais utilizando plantas nativas e ingredientes orgânicos/Foto: Albori Ribeiro

O Ekôa Park, referência em ecoturismo e promoção de educação ambiental na Mata Atlântica paranaense, promove no sábado, 12 de abril, uma atividade especial voltada ao bem-estar, à sustentabilidade e ao uso consciente dos recursos naturais. Trata-se da Oficina de Biocosmética, uma experiência imersiva destinada a ensinar participantes a produzir cosméticos naturais utilizando plantas nativas e ingredientes orgânicos, com ênfase na valorização da biodiversidade local.

A oficina será realizada no espaço Tekôa, dentro do parque, das 9h às 17h, com o investimento de R$170, valor que já inclui o ingresso de acesso ao parque. Durante o curso, os participantes aprenderão a formular e fabricar produtos como cremes, sabonetes e extratos botânicos, a partir de técnicas que respeitam o meio ambiente e promovem um autocuidado mais saudável, ético e sustentável.

Segundo Tatiana Perim, diretora-executiva e CEO do Ekôa, a proposta é estimular uma reconexão com a natureza por meio do uso consciente de insumos naturais, além de disseminar conhecimentos sobre as propriedades medicinais e cosméticas das plantas brasileiras. “A atividade também busca incentivar práticas cotidianas mais responsáveis e sustentáveis, alinhadas aos princípios da cosmética natural e da economia ecológica”, completa. 

Programação para o Dia dos Povos Originários

A Oficina de Biocosmética é uma das atrações do calendário especial de abril do Ekôa Park, que, neste mês, oferecerá uma série de atividades voltadas à imersão na natureza e também à valorização da cultura e dos saberes tradicionais. 

Um dos destaques da agenda é a celebração do Dia dos Povos Originários, no sábado seguinte, 19 de abril, que contará com a presença de Rayberg Pereira, indígena da etnia Xucuru Kariri, e oferecerá ao público uma jornada de vivências e oficinas que promovem a conexão com as raízes ancestrais e com a visão de sustentabilidade dos povos indígenas. A programação incluirá:

  • Caminhada Ancestral pela Floresta, conduzida com saberes tradicionais;
  • Oficina de Artesanato Tradicional e Pintura Corporal, com técnicas indígenas;
  • Roda de Saberes na Fogueira, momento de partilha de histórias e visões de mundo.

Todas essas atividades estão inclusas no ingresso regular do parque, porém com vagas limitadas, exigindo inscrição antecipada. “A iniciativa visa honrar os conhecimentos, tradições e práticas culturais dos povos originários do Brasil, reforçando o papel da interculturalidade e da espiritualidade indígena na preservação da natureza e no fortalecimento da educação ambiental”, diz Tatiana. 

Localizado em Morretes (PR), na encosta da Serra do Mar, o Ekôa Park é uma área de conservação e educação ambiental com mais de 230 hectares de Mata Atlântica preservada. O parque reúne trilhas, atividades de aventura, oficinas educativas e espaços interativos voltados ao público de todas as idades, promovendo experiências de conexão profunda com a natureza.

As vagas para as oficinas podem ser feitas diretamente pelo site oficial do parque: www.ekoapark.com.br.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*