Agenda 2030 e ODS: PnuD cria curso gratuito à distância

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Foto: © ONU

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PnuD) lançou um curso de educação a distância que visa fortalecer as capacidades de gestores públicos, acadêmicos, representantes do setor privado e da sociedade civil do Pará, Mato Grosso e Amazonas na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O curso “Integrando a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” disponibiliza conhecimentos básicos sobre a Agenda 2030, os 17 ODS e as 169 metas a serem alcançadas pelos países nos próximos oito anos.

Kombi verde leva os ODS para bairros de Salvador

A iniciativa foi desenvolvida com o apoio da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no âmbito do projeto Acelerando o Desenvolvimento.

Disponibilizado totalmente na modalidade a distância, o curso gratuito tem carga horária total de 12 horas, distribuídas em quatro módulos: Introdução à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável; ODS e planejamento local; Monitorando os ODS – mecanismos e práticas internacionais, nacionais e locais; e Mobilizando para os ODS.

Os alunos que obtiverem um aproveitamento igual ou superior a 70% na prova terão direito a um certificado emitido pelo PnuD.

Parceria

O PnuD firmou parceria com a CHTP para promover a formação cidadã e a ampliar capacidades locais para o desenvolvimento territorial sustentável nos municípios em que a empresa atua: Jacareacanga (PA), Alta Floresta e Paranaíta (MT).

O acordo apoia organismos municipais das três cidades na elaboração e implementação de políticas públicas alinhadas à Agenda 2030, por meio de estratégias de Territorialização e Aceleração dos ODS.

Um dos objetivos é aumentar a participação de atores regionais, incluindo organizações da sociedade civil, academia e setor privado, na construção de estratégias de desenvolvimento do território.

Algumas ações já estão em andamento, como a preparação de diagnósticos sobre a situação de cada cidade à luz dos ODS e as capacitações de gestores municipais. A intenção é qualificar agentes públicos e privados para elaborar planos, programas e projetos que apoiem o desenvolvimento local de forma sustentável.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*