Um total de 15 iniciativas do Brasil, Colômbia, Equador, Alemanha, Indonésia, Jordânia, Letônia, Portugal, República da Coreia, África do Sul, Tanzânia e Tailândia serão reconhecidas na Cerimônia de Premiação do Serviço Público da ONU, a ser realizada nesta quarta-feira, 26 de junho, no encerramento do Fórum de Serviço Público da ONU.
Co-organizado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (UN DESA) e pelo Ministério do Interior e Segurança (MOIS) da República da Coreia, o Fórum realizado em Incheon teve início na segunda-feira (24) e segue até esta quarta-feira (26).
Das 400 inscrições de 73 países, 15 iniciativas inovadoras estão sendo premiadas este ano.
Iniciativas brasileiras premiadas
Na categoria “Inovação”, a Prefeitura de São Paulo, receberá um prêmio por sua iniciativa “Central de Intermediação em Libras (CIL) “, que oferece às pessoas com deficiência auditiva e surdas comunicação em língua de sinais ao acessar os serviços públicos municipais.
Já a Prefeitura de Salvador receberá uma Menção Honrosa na categoria “Igualdade de Gênero” por sua iniciativa “Marias da Construção”. O projeto busca inserir mulheres vítimas de violência no mercado de trabalho, com foco na construção civil, uma área historicamente dominada por homens.
Todas as iniciativas premiadas deste ano implementaram novas soluções para prestar serviços às pessoas e, ao mesmo tempo, promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As iniciativas vencedoras também lançaram mão de tecnologias da informação e ferramentas digitais de gestão para responder a vários desafios globais e aprimorar os recursos das administrações públicas em todo o mundo.
A Cerimônia de Premiação do Serviço Público da ONU de 2024 será apresentada pelo Sr. Li Junhua, Subsecretário Geral das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais, após o Dia do Serviço Público da ONU, realizado em 24 de junho.
As ganhadoras do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas de 2024 são:
Categoria “Inovação”
- Central de Intermediação em Libras (CIL), Prefeitura de São Paulo, Brasil (Vencedor)
- BQ Portal for Foreign Professional Qualifications, Ministry for Economic Affairs and Climate Action, Germany (Vencedor)
- Unified Portal for Draft Legal Acts, State Chancellery, Latvia (vencedor do prêmio)
- Citizen-centric Digital Transformation, Western Cape Government, South Africa (Vencedor)
- Academic Insight for Pandemic Response, Chulalongkorn University, Thailand (Vencedor)
- User Experience Improvement in Care Blocks, High District Counseling Office for ICT, Colombia (Menção Honrosa)
- Manabí 2030 Collaborative Innovation, Provincial Government of Manabí, Ecuador (Menção Honrosa)
- E-Feedback initiative, E-Government Authority, Tanzania (Menção Honrosa)
Categoria “Igualdade de gênero”
- Digital Sex Crime Comprehensive Response Policy, Seoul Metropolitan Government, Republic of Korea (Vencedor)
- Marias das Construção, Prefeitura de Salvador (Menção Honrosa)
- Outreach Service for Maternal Care and Stunted Children, Semarang City Government, Indonesia (Menção Honrosa)
- Equality Defence Action Plan, Ministry of National Defence, Portugal (Menção Honrosa)
Categoria “Ação Climática”
- Vulnerability Index Data Information System, Ministry of Environment and Forestry, Indonesia (Vencedor)
- Improving Living Conditions in Amman, Amman Municipality, Jordan (Award winner)
- SEE H2O, Loures Municipality, Portugal (Vencedor)