ODS: Maioria dos editores de jornalismo ambiental pretende intensificar cobertura

ODS foram estabelecidos em 2015 e devem ser cumpridos em todo o mundo até 2030

Falta menos de uma década para o prazo-limite de cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), conjunto de 17 indicadores econômicos, ambientais e sociais estabelecidos pelas Nações Unidas em 2015.

Em razão do pouco tempo para o término do compromisso global, que substituiu os ODM (Objetivos do Milênio – 2000 a 2015), o secretário-geral da ONU, António Guterres, lançou no ano passado a chamada Década para a Ação, cujo foco é, justamente, chamar a atenção dos líderes mundiais para a importância de acelerar o cumprimento dos ODS.

Nesse sentido, o jornalismo – em especial o que se dedica profundamente a esta temática – tem um papel muito importante a cumprir, uma vez que metade dos brasileiros afirma desconhecer os ODS, de acordo com uma pesquisa realizada em 2017 pela Rede Conhecimento Social em conjunto com o IBOPE Inteligência. Segundo o mesmo levantamento, apenas uma entre dez pessoas informou ter algum conhecimento a respeito.

Para obter a percepção dos editores dos principais sites de jornalismo ambiental do Brasil sobre os ODS, o jornalista e publisher do Notícia Sustentável, Murilo Gitel, desenvolveu a pesquisa “A Importância dos Sites de Jornalismo Ambiental para a Disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. O trabalho foi defendido em forma de monografia na pós-graduação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Estácio de Sá.

Cobertura ampliada

Uma das principais conclusões da pesquisa, baseada em entrevistas com oito dos principais editores de sites de jornalismo ambiental do Brasil (Agostinho Vieira, Daniele Bragança, Dal Marcondes, João Aguiar, Maristela Crispin, Rodrigo Huhn, Sonia Araripe e Amália Safatle), é a de que a maioria deles pretende intensificar a cobertura dos ODS nos respectivos veículos que atuam.

Murilo Gitel é editor do Notícia Sustentável/Foto: Lúcio Adeodato

“De caráter inédito, este estudo procura atuar como uma espécie de termômetro capaz de aferir a percepção dos editores de sites brasileiros de jornalismo ambiental acerca dos ODS, retratando o que pensam, como abordam e de que maneira pretendem trabalhar esses objetivos na próxima década. Os sites de jornalismo ambiental possuem um papel importante quanto à disseminação de tais indicadores junto à sociedade, uma vez que abordam essas temáticas com mais profundidade em comparação com a “grande imprensa”, destaca Gitel.

Na visão do jornalista, que nos últimos 13 anos atuou com foco em sustentabilidade no portal EcoDesenvolvimento (EcoD), Rádio CBN Salvador e jornal Correio, o estudo pode servir como embrião para trabalhos futuros sobre a relação entre o jornalismo e os ODS, levando-se em consideração que se nota, atualmente, uma escassez de pesquisas científicas acerca desse tema.

“Procurou-se lembrar que o mundo conta com uma bússola rumo ao desenvolvimento sustentável, pela maioria dos países em 2015 (entre os quais o Brasil), e que os sites de jornalismo ambiental possuem um papel crucial quanto à disseminação dessa poderosa cartilha global, colocando-a em pauta e contribuindo, assim, para que o público tenha conhecimento sobre essas metas”, conclui Murilo Gitel. A orientação da monografia, que foi dedicada à memoria de Randau Marques, precursor do jornalismo ambiental no Brasil, ficou a cargo do mestre em Gestão de Tecnologias Ambientais Edgard Joseph Kiriyama.

Alguns dos principais resultados da pesquisa:

  • Todos os entrevistados reconhecem a importância dos ODS para a sociedade global;
  • Seis dos sete entrevistados possuem uma visão positiva sobre tais objetivos, e que apenas dois demonstram descrença quanto ao cumprimento desses indicadores até 2030;
  • Todos os editores afirmam que abordam, de alguma forma, esses indicadores em seus respectivos veículos. O que varia, nesse caso, é o tipo de tratamento destinado por cada portal;
  • A maioria dos editores também expressou a opinião de que o Sistema ONU deva comunicar melhor a Agenda 2030, fortalecendo a abordagem sobre esses objetivos e tornando-os mais acessíveis em nível de linguagem para às pessoas;
  • A construção de parcerias para a implementação foi outro fator destacado pelos entrevistados, os quais mencionaram a importância do ODS 17 e do engajamento das lideranças globais;
  • A importância do jornalismo ambiental para a disseminação dos ODS foi outro ponto destacado nesta pesquisa. Cinco dos sete entrevistados reconhecem que esse segmento tem relevância para liderar esse processo, dois dos quais citam, inclusive, um potencial pedagógico capaz de contribuir para à sociedade.

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