O Coritiba Foot Ball Club anunciou na terça-feira, 16 de agosto, o lançamento do programa ambiental “Nossa Identidade Verde”.
A iniciativa compõe o projeto de sustentabilidade do clube, que faz parte do processo de modernização e qualificação da gestão ‘coxa-branca’, além de ampliar a sua adesão em ações e medidas de cunho social, ambiental e de governança.
Alerta: Mata Atlântica só tem 7% da sua cobertura original preservada
Para acompanhar essa iniciativa verde, a campanha lança uma reflexão a todos os torcedores, coxas-brancas ou não: “Uma cor ou uma causa, você escolhe?”.
As ações mais estruturadas na área ambiental do Coxa iniciaram em janeiro de 2021. Desde então, o Coritiba vem realizando mudanças em sua gestão e ampliando a participação em ações voltadas à proteção do meio ambiente.
Proteção à Mata Atlântica
Em 2021, além do uniforme produzido com material reciclado, o Coritiba anunciou uma parceria com a iniciativa Grande Reserva Mata Atlântica, um compromisso para dar amparo e promoção a proteção do maior remanescente contínuo do Bioma Mata Atlântica.
Ainda no ano passado, foram feitas as parcerias com a SPVS, que atua com o clube no suporte das ações voltadas à conservação da biodiversidade e com a GreenPlat, responsável pelo gerenciamento de resíduos do clube.
“O Coritiba está abrindo o caminho para os clubes de futebol do Brasil entenderem a importância de estar ao lado da conservação da biodiversidade e promover medidas além de ações esporádicas. Nossa influência, a dos clubes, é muito importante, e vamos usar ela a favor de um planeta mais equilibrado”, explica o presidente do Coritiba, Juarez Moraes.
Gerenciamento de resíduos
O Coxa tem reformulado todo o processo de gerenciamento e tratamento dos resíduos produzidos no estádio Couto Pereira e no Centro de Treinamento da Graciosa.
Agora, as cerca de seis toneladas mês provenientes de jogos, treinos e demais atividades, são monitoradas pela Plataforma Verde, da Green Plat. Desta maneira, o clube terá condições de melhor destinar seus resíduos e implementar políticas austeras com fornecedores, além de desenvolver planos de educação ambiental.
O Coritiba está trabalhando também, há aproximadamente cinco meses, juntamente à SPVS com o objetivo de ajustar todos os processos do clube, tornando-o adequado para trazer ao Alto da Glória uma certificação ambiental inédita. Não menos importante, um projeto de upcycling, realizado com a Green Plat, prevê destino a mais de mil peças de uniformes sem finalidade de uso.
“O programa ambiental do Coxa começou em 2021 com um time muito qualificado. Por isso, acreditamos em sua eficiência, algo marcante para o futebol brasileiro. Sabemos que já existem iniciativas, mas reunir esforços internos, colocar ações em prática e trazer a agenda ambiental para dentro do Clube são os diferenciais. Corrigir, mitigar impactos e promover a defesa da biodiversidade são as nossas prioridades”, completa o presidente do Coritiba.
Conheça o “Manifesto Nossa Identidade Verde” no site coritiba.com.br.