O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PnuD) e a SAWA Global Cinema Advertising Association lançaram uma campanha internacional de publicidade cinematográfica e de mídia social de oito semanas para aumentar a conscientização sobre a emergência climática e estimular ações mais amplas e urgentes para enfrentá-la.
No anúncio de 60 segundos, Frankie, um dinossauro gerado por computador, é visto invadindo a Assembleia Geral das Nações Unidas, tomando seu icônico pódio e incitando as personalidades presentes a evitar o destino dos dinossauros — a extinção — fazendo mudanças para enfrentar a crise climática.
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No tapete vermelho do lançamento do filme no cinema, algumas das principais vozes e parceiros da campanha receberam o prêmio inaugural do PnuD, o “Frankie”, por promover mudanças significativas ligadas à ação climática.
O evento exclusivo ocorreu no dia 11 de maio no Times Center em Nova York, com cerimônia de premiação, apresentação de orquestra ao vivo e exibição de curtas-metragens. A homenagem foi concedida a duas organizações e a uma pessoa.
Esforços para a exibição
A SAWA e a Global Cinema Medium receberam o prêmio em homenagem aos esforços para exibir o comercial de 60 segundos em 30 países durante uma campanha de dois meses. O anúncio de cinema, produzido em 15 idiomas, foi masterizado e distribuído pela UniqueX no Reino Unido.
Estrelando o anúncio como a voz francesa do dinossauro Frankie, a atriz francesa nascida no Senegal Aïssa Maïga (“Mood Indigo”, “Paris je t’aime”, “The Court”) foi premiada no evento por usar sua plataforma e criatividade para conscientizar e mobilizar apoio à ação climática.
Membros adicionais da indústria de artes e entretenimento que participaram do evento incluem o ator e produtor americano Aasif Mandvi (“Evil”, “Would I Lie to You”) e a atriz nigeriana Folake Olowofoyeku (“Bob Hearts Abishola”).
Inspiração
O prêmio “Frankie” foi inspirado na animação homônima do anúncio, Utahraptor, o primeiro personagem gerado por computador a aparecer dentro do icônico prédio da Assembleia Geral. O anúncio é a peça central da campanha “Não escolha a extinção” do PnuD, que atingiu uma audiência de 1,5 bilhão e obteve três mil menções na mídia.
O curta-metragem original foi dublado em 39 idiomas e apresenta artistas famosos de todo o mundo, incluindo Jack Black (inglês), Eiza González (espanhol), Nikolaj Coster-Waldau (dinamarquês), Aïssa Maïga (francês) e Milton Nascimento (português).Foi ainda legendado para mais de 60 idiomas.
“Embora o anúncio de cinema seja divertido, ele aborda questões que não poderiam ser mais sérias”, disse o administrador do PnuD, Achim Steiner. “Ele insta os países a eliminarem gradualmente os subsídios aos combustíveis fósseis, que prejudicam o meio ambiente de maneiras que ameaçam nossa própria existência. O PnuD está profundamente grato à SAWA e ao Global Cinema por seu compromisso com a ação climática e apoio generoso em compartilhar este filme em cinemas em 30 países ao redor do mundo”, completou.
“Desde 2015, o Global Cinema Medium tem parceria com as Nações Unidas para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Novamente, em 2022, embora o cinema tenha sido uma das indústrias mais atingidas durante a pandemia, as empresas de publicidade Global Cinema se comprometeram a apoiar essa campanha sobre mudança do clima – vista como um dos desafios mais prementes do nosso tempo”, declarou a CEO da SAWA, Cheryl Wannell.
Multinacionais anunciam criação de fundo climático
“A Geração Z, a Geração Y e a Geração X colocam a ação climática no topo da lista, tanto para si mesmas quanto para as marcas que usam. Elas estão entre os grupos demográficos mais difíceis de alcançar e representam o público principal do cinema.”
“Estou realmente honrado por ser um dos ganhadores do Prêmio Frankie do PNUD e parabenizo os outros homenageados, SAWA e Global Cinema Medium. A mudança global do clima afeta desproporcionalmente aqueles que vivem na pobreza, que sofrem os efeitos mais devastadores das secas, inundações e muitos outros desastres”, afirmou a atriz Aïssa Maïga. “Tenho orgulho de emprestar minha voz a Frankie no anúncio da campanha Don’t Choose Extinction, porque ele defende soluções verdes e equitativas que não deixam ninguém para trás.”
“Os subsídios aos combustíveis fósseis contribuem para a mudança do clima e para as crescentes desigualdades em todo o mundo. Mas não há consciência ou compreensão global suficiente em torno dessa questão. O lançamento nos cinemas da campanha ‘Não escolha a extinção’ espera mudar tudo isso, usando a criatividade para informar e inspirar milhões de espectadores em todo o mundo a agir”, disse o embaixador da Boa Vontade do PnuD, Nikolaj Coster-Waldau, que faz a voz dinamarquesa de Frankie, o dinossauro.
Para obter mais informações sobre o anúncio e a campanha “Não escolha a extinção” e para saber como se envolver no combate à mudança global do clima, visite https://dontchooseextinction.com.