O impacto dos recursos da energia solar ao meio ambiente é um dos temas do título “A sustentabilidade da energia solar”.
Escrito pela mestra em Direito Ambiental Dra. Cristiana Nepomuceno de Sousa Soares, a obra é um lançamento da editora Lumen Juris.
O livro é resultado de um estudo de campo realizado pela autora, que aborda as consequências do uso de placas fotovoltaicas à natureza. Além disso, discute sobre as opções de energias renováveis.
Com 121 páginas, o título é a conclusão da dissertação de mestrado da autora. A pesquisa é pioneira no tema, uma vez que aborda as energias renováveis sob um viés até então não discutido.
“O livro não traz somente a importância do uso de fontes energéticas que não venham de combustíveis fósseis, por exemplo, mas ressalta que o resultado dessas energias renováveis também não pode ser prejudicial ao meio ambiente”, explica a autora.
Descarte das placas
No livro, uma das recomendações da Dra. Cristiana para a energia solar está relacionada ao descarte das placas fotovoltaicas. Segundo a autora, para que o item não prejudique o meio ambiente após o uso, o ideal é que seja feito o desmanche ou até mesmo a reutilização em usina reciclável.
A sustentabilidade é um tema em constante renovação. Com isso, a autora destaca a importância de obras como a de seu lançamento para a literatura brasileira. “Estamos passando por uma pandemia de um vírus com origem animal, novo para o corpo humano. Isso mostra como nós avançamos sob a natureza e como devemos mudar a nossa postura em relação à proteção ambiental. As energias renováveis têm esse propósito – proporcionar o desenvolvimento de maneira sustentável.”
O livro “A sustentabilidade da energia solar” está disponível para venda no site da editora Lumen Juris. O preço sugerido de venda é de R$ 50.
Leia também: Ásia já supera Europa na geração de energia solar flutuante
Leia também: Dow utilizará energia produzida em parque solar de Juazeiro (BA)
Este post tem sinergia com, ao menos, dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Para saber mais sobre os ODS, clique aqui.