Por ONU News
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) avaliará o Relatório Síntese – o capítulo de encerramento do 6º ciclo de avaliação – na sua 58ª Sessão, que será realizada de 13 a 17 de março, na cidade de Interlaken, na Suíça.
O documento integra seis relatórios divulgados pelo IPCC desde o início do ciclo, que começou em 2015. Ele inclui três Relatórios Especiais e três contribuições do Grupo de Trabalho do IPCC para o 6º Relatório de Avaliação.
As 3 recomendações do relatório que relaciona clima e deslocamentos forçados
Durante a sessão de uma semana, os governos aprovarão linha por linha do Sumário do Relatório Síntese para Tomadores de Decisão e adotarão o relatório integral seção por seção.
Depois da 58ª Sessão do IPCC e sujeito a aprovação do Sumário e do relatório integral por parte do Painel, os documentos serão apresentados em uma conferência de imprensa híbrida no dia 20 de março. É necessário credenciamento de imprensa para participar virtual ou presencialmente. A coletiva será transmitida ao vivo.
Relatórios de avaliação científica abrangentes são publicados a cada 6 ou 7 anos. O último – 5º Relatório de Avaliação – foi concluído em 2014 e forneceu os principais subsídios para o Acordo de Paris.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) é o órgão da ONU para avaliar a ciência relacionada às mudanças climáticas.
Foi estabelecido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) em 1988 para fornecer aos líderes políticos avaliações científicas periódicas sobre as mudanças climáticas, suas implicações e riscos, bem como propor estratégias de adaptação e mitigação.
Como a emergência climática dificulta a previsão de desastres naturais (e o que pode ser feito para combatê-la)
No mesmo ano, a Assembleia Geral da ONU endossou a ação da OMM e do Pnuma em estabelecer conjuntamente o IPCC, que atualmente tem 195 Estados-membros.
Milhares de pessoas de todo o mundo contribuem para o trabalho do IPCC. Para os relatórios de avaliação, os especialistas oferecem seu tempo como autores do IPCC para avaliar os milhares de artigos científicos publicados a cada ano para fornecer um resumo abrangente do que se sabe sobre os impulsionadores das mudanças climáticas, seus impactos e riscos futuros e como a adaptação e a mitigação podem reduzir esses riscos.