Iniciativas climáticas na Costa Rica e Itália conquistam “Nobel ambiental”

O Earthshot Prize, criado pelo príncipe britânico William, realizou sua primeira premiação em Londres, destacando projetos que ajudam a conter as emissões de gases de efeito estufa e criar resiliência climática em comunidades afetadas pela mudança do clima/Foto: Alberto Pezalli/Associated Press

Earthshot Prize, criado pelo príncipe britânico William, realizou no último domingo, 17 de outubro, sua primeira premiação em Londres, destacando projetos que ajudam a conter as emissões de gases de efeito estufa e criar resiliência climática em comunidades afetadas pela mudança do clima.

De acordo com informações do ClimaInfo, o evento contou com a participação do naturalista David Attenborough e de Christiana Figueres, ex-chefe da UNFCCC e uma das arquitetas do Acordo de Paris.

O governo da Costa Rica foi um dos premiados, na categoria “proteger e recuperar o meio ambiente” pelos esforços de conservação florestal e recuperação ecossistêmica.

Novo relatório do IPCC: veja as principais conclusões

A cidade de Milão, na Itália, foi premiada pelo trabalho de aproveitamento de resíduos alimentares não utilizados em restaurantes e supermercados, que agora são destinados à alimentação de famílias mais socialmente vulneráveis.

Na categoria “limpar o nosso ar”, a premiada foi a empresa indiana Takachar, que criou uma máquina portátil que transforma resíduos agrícolas em fertilizantes, além do projeto Coral Vita (Bahamas), que restaura recifes de corais.

A importância de ações climáticas nos sistemas alimentares

Por fim, uma iniciativa de pesquisadores da Alemanha, Itália e Tailândia foi premiada por desenvolver uma tecnologia que usa energia renovável para produção de hidrogênio limpo.

Cada premiado recebeu um milhão de libras esterlinas (cerca de R$ 7,5 milhões) e os demais finalistas receberão ajuda de grandes empresas para desenvolver seus projetos.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*