Depois de um contêiner e todas as ferramentas serem destruídos por um incêndio na madrugada de domingo, 6 de outubro, os voluntários do projeto Hortas Urbanas Salvador, no bairro da Pituba, decidiram fazer uma campanha na internet para viabilizar a reforma do equipamento e arrecadar as ferramentas perdidas com o fogo. A organização ambiental e social sem fins lucrativos destina a produção de alimentos orgânicos para abrigos de idosos de baixa renda da capital baiana.
Uma vaquinha virtual foi organizada pelos voluntários e doações podem ser feitas através do endereço bit.ly/ajudeahorta. Além disso, materiais e ferramentas, como mangueiras, escada e furadeiras também podem ser entregues pessoalmente na horta, entre 16h e 18h, que fica localizada na Av. Paulo VI, nº 2100, próximo ao supermercado Rede Mix, sentido Shopping da Bahia.
O espaço atingido pelas chamas, além de servir de depósito para as ferramentas de jardinagem e outros materiais, era também onde se realizava reuniões, confraternizações e atividades socioambientais com escolas e instituições.
Dedicação e engajamento
“Essa horta é uma referência de dedicação e engajamento de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade e o bem-estar do próximo. Sabemos que não é fácil manter um trabalho desse. Nós, enquanto prefeitura, vamos continuar dando o apoio e fazer o possível para que o espaço volte a ter o que precisa para continuar colhendo bons frutos”, reforça André Fraga, secretário de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador.
A horta da Pituba foi a primeira a ser implementada pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), e entregue aos moradores ainda em 2016. Ela está entre as 29 hortas distribuídas em bairros e escolas da cidade. A colheita realizada no local é destinada a abrigos de idosos e de pessoas de baixa renda.
Contribua: bit.ly/ajudeahorta.