Tudo o que você precisa saber sobre iluminação LED

População tem dúvidas frequentes sobre a iluminação LED
População tem dúvidas frequentes sobre a iluminação LED

Abilumi (Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação) reuniu algumas das principais dúvidas dos consumidores sobre iluminação LED, aplicações e vantagens. As respostas visam a apoiar o público na escolha do produto mais adequado às suas necessidades.

  • As lâmpadas LED servem para qualquer situação?

Se utilizadas de acordo com as instruções do fabricante, as lâmpadas LED, ao contrário de outras tecnologias, podem ser utilizadas em quase todas as situações. Elas são tão versáteis, que hoje são encontradas em faróis automobilísticos, vias públicas, piscinas, residências, fachadas e até em roupas!

  • Há aplicações em que o LED não é indicado?

As lâmpadas LED são dispositivos eletrônicos, por isso alguns ambientes, como salas para exames de imagem, devem se precaver para que não haja qualquer tipo de interferência em seus equipamentos. Exclusivamente nestes casos, sugere-se que entrem em contato com a área técnica do fabricante da lâmpada escolhida antes de sua instalação.

  • Qual a durabilidade de uma lâmpada LED?

Lâmpadas certificadas, aquelas com selo do Inmetro, foram feitas para durar em torno de 25.000h, tendo em média um uso diário de 3,5h. Isto é muito bom, mas a evolução da tecnologia das lâmpadas LED, assim como a dos celulares, eletrodomésticos e televisores, a cada ano vai tornando-os mais eficientes, incorporando mais benefícios e para que desfrutemos deles é preciso que façamos um upgrade sempre que possível.

  • O que é eficiência luminosa?

Eficiência Luminosa é um parâmetro que se utiliza para saber quanto uma determinada fonte de luz, luminária ou lâmpada, consome de energia para produzir a quantidade de luz a que se propõe. Um valor maior de eficiência significa que a lâmpada está gastando menos energia para produção de luz, o que é bom para seu bolso.

  • O que é fluxo luminoso?

É o quanto de luz uma fonte, seja luminária ou lâmpada, produz ao ser ligada.

  • Como saber se uma lâmpada LED está dentro dos padrões de qualidade e segurança?

Diretamente, o consumidor não tem como saber se uma lâmpada LED está dentro dos padrões de qualidade e segurança. A melhor forma de se garantir tais padrões é se assegurar de que a lâmpada que se pretende adquirir possui certificação do Inmetro. Desconfie de marcas desconhecidas e muito baratas, pois podem ter selos falsos.

  • Para quais ambientes as temperaturas de cor (quente ou fria) são mais adequadas?

A temperatura de cor é uma escolha muito pessoal, porém a experiência mostra que em ambientes onde desejamos mais dinamismo devemos utilizar temperaturas de cor mais altas, entre 5000K e 6500K. É o caso de áreas de serviço, lavanderias, garagens, oficinas, etc.

Em ambientes como escritórios, cozinhas e banheiros, recomenda-se utilizar temperaturas de cor em torno de 4000K. Já em ambientes onde desejamos relaxar, como quartos e salas, o ideal são lâmpadas com temperatura de cor em torno de 2700K.

  • Como fazer uma lâmpada LED durar mais?

As lâmpadas LED, ao contrário das tecnologias anteriores, não se desgastam com o liga e desliga, o que é uma grande vantagem. Entretanto, devemos ter cuidado com ambientes muito úmidos ou com elevadas temperaturas, pois estes fatores podem influenciar negativamente na durabilidade de uma lâmpada LED.

  • Como denunciar produtos de iluminação de má qualidade ou falsificados?

O Inmetro tem um serviço de ouvidoria que atua na fiscalização de produtos que causam danos ao consumidor e suas instalações. Assim que o consumidor detectar uma fraude, deve entrar em contato. Basta enviar uma mensagem com o maior número de informações que tiver, como nome da loja, data da aquisição, etc. Para denunciar, clique aqui.

  • Como aplicar a tabela de equivalência entre lâmpadas de diferentes tecnologias disponível no site da Abilumi?

Basta consultar na Tabela de Equivalências da Abilumi a coluna referente à tecnologia da lâmpada a ser substituída, depois ir até a potência da mesma e compará-la com a potência da lâmpada LED, que se encontra na mesma linha.

No exemplo acima, se a instalação tinha uma lâmpada incandescente de 50W, é possível substituir por uma LED de 5W. Já no caso de uma compacta de 18W, é vantajoso substituir por uma Led de 10W.

A Tabela de Equivalências da Abilumi está disponível no link: https://www.abilumi.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Tabela-de-Equivalencia-AbilumiAbr-20.pdf

  • Investir em automação ajuda a economizar energia elétrica?

Os custos de automação vêm caindo bastante, então uma análise por um profissional vai dizer se vale a pena ou não investir em automação.

  • Em áreas externas, o LED também é apropriado? Quais as vantagens e os cuidados a serem tomados?

É sempre vantajoso o uso de luminárias e lâmpadas LED, quer internamente ou externamente. Desde que o consumidor siga as orientações do fabricante, não haverá restrições ao uso desses produtos.

  • Onde descartar lâmpadas usadas com segurança?

Hoje em dia existem vários estabelecimentos que possuem box ou contêineres para a coleta de lâmpadas. A Reciclus é uma associação que vem fazendo um ótimo trabalho nesse sentido, distribuindo gratuitamente coletores a estabelecimentos comerciais em centenas de cidades brasileiras e dando a destinação correta a esses resíduos.

O consumidor doméstico não precisa ser cliente do estabelecimento e o descarte é gratuito. A página https://reciclus.org.br/pontos-de-entrega/ traz os pontos de coleta mais próximos, de acordo com o CEP da residência do consumidor. Nunca se deve jogar as lâmpadas no lixo comum.

  • O consumidor doméstico paga para descartar a lâmpada?

O descarte de lâmpadas, LED ou compactas, para o consumidor doméstico, é totalmente gratuito. As fluorescentes, por exemplo, possuem componentes que demandam um fluxo específico na coleta e destinação final, por isso, nunca devem ser jogadas no lixo comum. Uma vantagem adicional das lâmpadas LED é que elas não poluem o meio ambiente.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*