A Rede Brasil do Pacto Global da ONU lançou, recentemente, o Hub ODS, inciativa que busca acelerar, por meio de parcerias regionais, a busca pelo cumprimento da Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O primeiro polo Hub ODS é o de Minas Gerais, lançado no dia 11 de novembro.
No estado, o Pacto Global firmou parceria com a Desafio 2030, rede de organizações do setor privado sediadas em Minas Gerais, comprometidas em avançar com as práticas de sustentabilidade e conscientes da responsabilidade do mundo dos negócios para a promoção de desenvolvimento econômico e redução das desigualdades sociais.
Com os Hub ODS, a primeira iniciativa com esse modelo no mundo, o objetivo é ampliar ainda mais a Rede Brasil do Pacto Global, que em 2020 passou dos mil membros, e regionalizar o trabalho, entendendo melhor as necessidades de cada parte do país.
“O setor empresarial, cada vez mais, entende que é fundamental atuar em alinhamento com os ODS e que a sustentabilidade deve fazer parte das estratégias de negócios. Mas sabemos também que cada empresa, estado e cidade tem suas particularidades e necessidades. Com essas parcerias e atuação mais regional, o Pacto Global e seus parceiros poderão agir ainda mais conectados a essas realidades e fazer a diferença em cada lugar”, afirmou Rodolfo Sirol, presidente do Conselho da Rede Brasil do Pacto Global.
No programa, a Rede Brasil do Pacto Global da ONU firmará parcerias com organizações ou redes já existentes nos estados. Com isso, serão feitos diagnósticos e estudos sobre os ODS mais relevantes nas regiões, chegando até os municípios. “Esta é uma nova forma de atuação do Pacto Global, única no mundo. O Brasil tem atualmente a terceira maior rede e a que mais cresceu em 2020 e entendemos que a localização dos ODS em cada região será fundamental para avançarmos ainda mais nessa agenda”, afirmou Sirol.
As parcerias regionais serão conduzidas pelas organizações estaduais e terão apoio operacional da Rede Brasil. Os membros do HUB ODS terão acesso a programas, treinamentos, capacitações e eventos organizados pelo polo.
“A criação do Hub ODS é uma estratégia fundamental para acelerar o alcance dos ODS”, afirmou Marina Spínola, diretora da Fundação Dom Cabral e representante da Rede Desafio 2030. .”Minas Gerais será a pioneira na iniciativa, fazendo jus à história do estado que possui lideranças de todos os setores comprometidas com o desenvolvimento econômico e a prosperidade social”, afirmou.
O segundo Hub ODS será lançado no dia 4 de dezembro, no Paraná, onde a parceria da Rede Brasil do Pacto Global da ONU será feita com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná.
(Via ONU News)