
A BAMIN entregou na manhã desta sexta-feira, 28 de março, uma horta orgânica na Escola Municipal de Sambaituba, em Ilhéus.
As hortaliças plantadas serão utilizadas para a elaboração da merenda da própria comunidade escolar.
O objetivo da ação é promover a formação de hábitos alimentares saudáveis, o desenvolvimento da consciência ambiental e o estímulo dos estudantes ao contato com a natureza.
A horta possui oito leiras com manjericão, cebolinha, cheiro verde, hortelã, cenoura, tomilho, salsa, tomate, pimentão, alecrim, entre outras hortaliças, plantadas por colaboradores da BAMIN.
Para o diretor da Escola Municipal de Sambaituba, Marcelino Pinheiro, a iniciativa não só enriquecerá a merenda escolar, oferecendo alimentos frescos e saudáveis aos alunos da instituição, como também trará inúmeras oportunidades de aprendizado sobre alimentação sustentável e o impacto positivo que práticas ecológicas podem ter nas vidas de todos.
“Além disso, os estudantes terão a chance de se envolver no cultivo e cuidado das hortaliças, promovendo a educação ambiental de forma prática e divertida”, comemorou o educador.
Parcerias
A ação foi viabilizada pela BAMIN em parceria com o Instituto Superior de Sustentabilidade (ISUS), o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) e a BR Simbiose. O ISUS, por meio do Programa de Educação Ambiental com Trabalhadores (PEAT), liderou a ação com palestra sobre o Hábitos Alimentares Saudáveis, a doação das mudas de hortaliças, as placas identificando as plantas e convocando os trabalhadores da BAMIN e das empresas terceirizadas para fazer o plantio. Já o CIEDS, através do Programa de Comunicação e Interação Social (PCIS), ministrou uma palestra sobre a Agricultura Sustentável. E, por meio do Programa de Compensação Florestal executado pela empresa BR Simbiose, foi construída a estrutura da horta, formada pelas leiras e o cercamento.
“Ações como essa de entrega de hortas orgânicas em uma comunidade escolar são essenciais para criar um futuro mais equilibrado e sustentável, onde o bem-estar humano e o respeito pelo meio ambiente caminham lado a lado”, afirmou o coordenador de Relacionamento com Comunidades da BAMIN, Ramon Chalhoub.