Por ONU News
Uma fotografia de Recife (PE) foi uma das vencedoras do concurso mundial de fotografia sobre Transformação Urbana, e será exposta em novembro, na COP29, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Baku, no Azerbaijão.
A fotografia “O jardim no telhado que alimenta a comunidade”, de Hans von Manteuffel, destaca a iniciativa de uma organização da sociedade civil de desenvolver uma horta comunitária no telhado de sua sede, no centro de Recife.
A horta produz alimentos orgânicos para 400 famílias de uma comunidade vizinha, além de oferecer mudas para que mais pessoas apoiem o desenvolvimento da agricultura urbana em suas casas, cozinhas e quintais.
O concurso contou com participação de 757 fotografias de 53 países mostrando a beleza e os desafios da transformação urbana, buscando promover iniciativas em três eixos principais:
- Como as pessoas estão construindo um futuro urbano mais habitável?
- Como comunidades estão unindo forças para desenvolver novos espaços verdes nas cidades?
- Como iniciativas comunitárias estão envolvendo pessoas de todas as idades em atividades pela transformação urbana?
Sobre a fotografia brasileira:
- Título: O jardim no telhado que alimenta a comunidade
- Local: Recife (PE)
- Descrição: A ONG Pequenos Profetas transformou o telhado de sua sede no centro da capital pernambucana em uma horta que produz alimentos orgânicos e atende 400 famílias da comunidade vizinha. Os jovens e suas famílias recebem informações e orientações práticas sobre o cultivo de hortaliças orgânicas e cuidados com o meio ambiente, e são responsáveis pela produção e colheita dos produtos orgânicos. Eles têm acesso a refeições diárias e também recebem suporte técnico para produzir suas próprias hortas em casa, usando mudas do telhado plantadas em garrafas pet que estavam indo para o lixo.
- Fotógrafo: Hans von Manteuffel