O maior e mais tradicional movimento de conscientização pelo clima do mundo, a Hora do Planeta, será mais uma vez realizado em formato virtual por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Conhecida pela ação de apagar as luzes de monumentos, fachadas, prédios públicos e outros pontos de interesse, por 60 minutos, a Hora do Planeta este ano será marcada por uma série de lives que começam às 13h do dia 27 de março e seguem até às 20h30, quando inicia a ação de desligar as luminescências.
Além do clima, a edição deste ano abordará temas relacionados com saúde, ativismo, alimentação, agenda ambiental urbana, engajamento da sociedade com a equipe WWF-Brasil e convidados especiais.
Outra novidade deste ano é a parceria com Mauricio de Sousa Produções, que viabilizou o lançamento da revista em quadrinhos do Chico Bento, embaixador do WWF-Brasil. A edição estará disponível nas bancas de todo país a partir de 5/3, com história baseada na Hora do Planeta.
Segundo Mônica Sousa, diretora executiva da MSP, a ação está ligada às diretrizes da empresa. “O compromisso com o meio ambiente está em nosso DNA. Por meio de ações como essa, conseguimos repassar a mensagem de forma eficaz e didática para pessoas de todas as idades. A Mauricio de Sousa Produções tem se mostrado uma aliada na conscientização sobre a importância de preservar o planeta em que vivemos”, pontua a executiva.
[Artigo] A precificação de carbono como ferramenta para o combate às mudanças climáticas
Garantir o futuro
Para Gabriela Yamaguchi, diretora de Sociedade do WWF-Brasil, as ações para a realização do evento fazem parte de um interesse coletivo de garantir o futuro. “Diante dos desafios que se colocam frente à nossa sobrevivência, o envolvimento coletivo de pessoas, empresas e organizações na causa ambiental tem sido uma esperança de alcançar uma sociedade mais justa para todos”.
Algumas organizações já aderiram ao movimento Hora do Planeta: a Associação de Escoteiros confirmou ações em todo país; a Será o Benedito lançou uma campanha em parceria com o WWF-Brasil para a produção de kits sustentáveis, via financiamento coletivo. Além disso, haverá projeções em cinco capitais brasileiras.
A iniciativa está aberta para a adesão de pessoas físicas, empresas, prefeituras, associações e organizações neste link.
Para acompanhar as lives, basta acessar as redes oficiais do WWF-Brasil, como Facebook e Yo
Ao longo da programação virtual, especialistas do WWF-Brasil responderão dúvidas sobre meio ambiente. Os interessados devem encaminhar as perguntas pelo formulário.