Um grupo de lideranças jovens criou recentemente o manifesto Jovens Políticos pelo Clima para as eleições municipais no final deste ano, no qual defende o compromisso de candidatos com temas ligados a agricultura urbana, plástico zero, política habitacional, incentivo a inovação e educação climática nas cidades brasileiras.
Os candidatos estão sendo convidados a assinar o manifesto e a se comprometer com o desenvolvimento de políticas públicas que tornem os municípios mais resilientes à mudança do clima, com justiça e equidade.
O primeiro a se comprometer com a carta foi o deputado federal Túlio Gadelha, pré-candidato a prefeito de Recife (PE).
“A pandemia de Covid-19 nos deixa um recado: precisamos mudar”, defende o manifesto.
“A solução de problemas como esses passa pela adoção de políticas e ações pautadas na agenda climática, que podem acelerar a recuperação econômica e aumentar a equidade social, por meio do uso de novas tecnologias, reformulação de políticas públicas e da criação de novos meios de produção, indústrias e empregos”.
No site do projeto há ainda um espaço para que qualquer cidadão participe, comprometendo-se a cobrar de seus candidatos a responsabilidade com a causa ambiental.
- Leia também: Multinacionais anunciam criação de fundo climático