Uma visita ao CD e à fábrica do Grupo Boticário na Bahia

O estado é um dos maiores Polos da Beleza da empresa, que contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região e impacta positivamente a vida de mais de 60 mil pessoas/Foto: Marcelo Soares
O estado é um dos maiores Polos da Beleza da empresa, que contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região e impacta positivamente a vida de mais de 60 mil pessoas/Foto: Marcelo Soares

Por Murilo Gitel

Uma das maiores companhias de beleza do mundo, a brasileira Grupo Boticário celebra, neste 2024, dez anos de atuação na Bahia, estado que tem importância estratégica para a empresa em razão da presença da marca na região Nordeste.

Para marcar a celebração, o Grupo Boticário convidou cerca de 30 jornalistas de todo o Brasil, na primeira semana de dezembro, para visitar o Centro de Distribuição de São Gonçalo dos Campos (BA) e a fábrica de Camaçari (BA). Na ocasião, tive a satisfação de representar o Notícia Sustentável.

Envase do creme Lilly/Foto: Marcelo Soares

No primeiro dia de press trip, duas vans saíram com os jornalistas de hotéis na região do bairro de Itapuã, em Salvador, com destino a São Gonçalo dos Campos, cidade localizada a 108 km da capital baiana, sendo cortada pela BA-502 e BR-101. É lá que está o CD do Grupo Boticário na Bahia, considerado referência em automação – mais de 70% das operações são automatizadas.

Entre 2014-2024, o CD de São Gonçalo, que tem capacidade de separação de 70 mil peças por hora, expediu mais de 1,3 bilhão de peças e 36 milhões de caixas, atendendo a 14 estados brasileiros. Dotado de dez rampas de expedição automatizadas, o complexo também foi responsável pela movimentação de 18 mil carretas nesse período.

O Grupo Boticário anunciou, em agosto deste ano, um investimento de R$4,14 bilhões para aumentar sua capacidade logística e industrial. Parte desses recursos é destinada à operação na Bahia a fim de ampliar em 50% sua capacidade e expandir a malha logística/Foto: Marcelo Soares

Polo da Beleza

O segundo dia de press trip levou os jornalistas até a fábrica de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, onde são produzidos os itens que são destinados ao CD de São Gonçalo. O site responde por cerca de 25% de toda a produção nacional do Grupo Boticário e por 98% do Malbec, carro-chefe da empresa na área de perfumaria.

O estado baiano é um Polo da Beleza do Grupo Boticário, ecossistema com centralidade no consumidor e que colabora para alavancar o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde está presente.  Em 2021, foi anunciado o investimento de R$600 milhões, além da chegada de empresas parceiras a Camaçari, que geraram empregos diretos e indiretos, expansão das linhas de envase e da capacidade produtiva da fábrica.

Sérgio Sampaio, VP de Operações do Grupo Boticário: estratégia com impacto socioeconômico/Foto: Marcelo Soares

“Em dez anos, construímos uma trajetória de sucesso e impacto positivo na Bahia. O Polo da Beleza demonstra como podemos integrar nossa estratégia de negócio, nossos parceiros, fornecedores e franqueados a toda uma rede de impacto socioeconômico nos locais onde estamos presentes, gerando oportunidades e transformando a região. Olhamos para o futuro com entusiasmo, comprometidos em fortalecer ainda mais nossa parceria com os baianos”, afirma Sérgio Sampaio, vice-presidente de Operações do Grupo Boticário.

Capacidade ampliada

Para se preparar para o futuro e garantir seu crescimento contínuo e sustentável, o Grupo Boticário anunciou, em agosto deste ano, um investimento de R$4,14 bilhões para aumentar sua capacidade logística e industrial. Parte desses recursos é destinada à operação na Bahia a fim de ampliar em 50% sua capacidade e expandir a malha logística. Além disso, R$ 1,8 bilhão será investido na nova fábrica em Pouso Alegre (MG), aproximadamente R$700 milhões nas expansões logísticas até 2027 por todo o Brasil e R$840 milhões serão aplicados no incremento da capacidade industrial na unidade de São José dos Pinhais (PR).

Agenda ESG

A jornada ESG do Grupo Boticário é reforçada pelas suas operações na Bahia. A fábrica de Camaçari foi a primeira do setor de cosméticos no Brasil a receber a certificação LEED (reconhecimento internacional de empreendimentos sustentáveis), o que contribui significativamente para o alcance dos Compromissos 2030 da empresa.

De acordo com Sampaio, o Grupo Boticário reduziu 42% das emissões de gases do efeito estufa dos escopos 1 e 2 em relação ao ano-base de 2022, e 17% no que diz respeito ao escopo 3. “Também enviamos 45% dos resíduos para a reciclagem em relação ao total de resíduos gerados pelas embalagens do Grupo Boticário”, ressaltou o executivo.

Em 2023, o Grupo conquistou a 3ª posição como empresa de beleza mais sustentável do mundo, segundo o Corporate Sustainability Assessment (CSA) da S&P Global na categoria de Produtos Pessoais, consequência da rigorosa governança de temas ambientais e sociais, com processos eficientes, reuso de água, uso de energia renovável e reciclagem de resíduos, contribuindo para atingir 97% de reciclabilidade dos resíduos gerados nas operações e o consumo de 100% de energia renovável¹.

Jaira da Silva Oliveira, técnica de Logística do Grupo Boticário/Foto: Marcelo Soares

Estação Preço de Fábrica

Além disso, a operação em Camaçari conta com uma unidade do projeto Estação Preço de Fábrica, inaugurada em 2023, que funciona como ponto de coleta de materiais recicláveis pós-consumo. Ao todo, o Grupo conta com seis Estações espalhadas pelo Brasil, em parceria com empresas de diversos setores, com o objetivo de causar impacto ambiental e social positivos através do recolhimento de resíduos e maior remuneração aos catadores. Em seu ano de inauguração, as estações receberam mais de mil toneladas de materiais recicláveis, beneficiando mais de 1.400 pessoas, que receberam até seis vezes mais pelos resíduos em comparação ao mercado de reciclagem tradicional.

Conheça outros projetos sociais e ações que beneficiam as comunidades locais:

  • Empreendedoras da Beleza: formação profissionalizante gratuita na área da beleza cujo objetivo é capacitar e gerar renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Nos últimos dois anos, considerando Camaçari e São Gonçalo dos Campos, foram registradas mais de 1.900 oportunidades criadas e mais de 400 mulheres formadas nessa região, através do curso online.
  • Beleza de Educar: uma frente de capacitação profissional em parceria com o SENAI, voltada para as indústrias e centros de distribuição da empresa, que visa aproximar estudantes técnicos das operações do Grupo, agindo no pilar de qualificação e potencial em empregabilidade, com a expansão de suas operações. Em 2023, foram 25 formados e 50 pessoas contratadas, por meio desta parceria. Em 2024, as inscrições ainda estão em andamento.
  • Programa de Voluntariado – Festival Gente que Faz o Bem: ações voltadas para crianças da região da operação do Grupo em Camaçari e São Gonçalo dos Campos. Nos últimos dois anos, cerca de 1.000 crianças foram beneficiadas pelo programa.
  • Maquie&Crie: promove ações de capacitação profissionalizante e fomento ao empreendedorismo com atividades que incluem capacitação online e presencial, workshops, oficinas e ações de revitalização em escolas ou ONGs das localidades atendidas. Considerando Camaçari e São Gonçalo dos Campos, em 2023 e 2024 (até outubro), foram mais de 300 inscrições neste projeto.
  • Beleza de Viver: resgata a autoestima de pacientes e acompanhantes de tratamentos de saúde (foco em longa permanência) através da realização de curso de automaquiagem. Com ações focadas em Salvador, entre 2023 e 2024, foram mais de 500 beneficiados através do projeto.

¹ Resultados que contemplam todos os sites operacionais do Brasil, excluindo a fábrica da Truss.

*O editor do Notícia Sustentável viajou para São Gonçalo dos Campos (BA) e Camaçari (BA) à convite do Grupo Boticário.

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