Aproveitar o tempo de reclusão provocado pela pandemia do novo coronavírus para estimular reflexões lúdicas sobre a presença do plástico no cotidiano. Este é o principal objetivo da Campanha Mares Limpos ao lançar na terça-feira, 14 de abril, a Gincana Caça aos Plásticos.
Desenvolvida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) em parceria com o programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, a iniciativa pretende ajudar pais e mães a ocupar as crianças dentro de casa. Para participar, basta seguir o perfil do Pnuma no Instagram: @unep_pt.
“Em tempos de isolamento, é fundamental refletirmos sobre os padrões de produção e consumo aos quais somos expostos e estimulados, o que também envolve a pressão ao consumismo nas crianças”, explica o mobilizador do programa Criança e Consumo, JP Amaral. Ele lembra que o plástico está por toda parte na relação entre consumo e crianças. “É momento de refletir se realmente precisa estar”, alerta.
No dia a dia, plásticos descartados contaminam o solo, os animais, a chuva, o ar, a neve. E com isso, contaminam também as pessoas, que consomem em média o equivalente a um cartão de crédito de plástico por semana, aproximadamente cinco gramas. A ciência ainda busca confirmar os efeitos exatos desse consumo na saúde humana. No mundo animal, o plástico tem causado a morte de plânctons, animais marinhos e aves.
“É importante pensarmos que sairemos dessa situação (distanciamento social), mas também precisamos pensar no mundo que queremos quando ela acabar. O mundo está mudando e a gente deveria refletir sobre como evitar os erros que nos trouxeram a este momento”, reflete Vitor Pinheiro, responsável por Campanhas no Pnuma.
O primeiro momento da gincana vai envolver os rótulos dos produtos de itens cosméticos e de higiene pessoal e vai desafiar os internautas a encontrar o plástico oculto na composição de diversos produtos. Nas próximas etapas, a gincana abordará o tema de embalagens e brinquedos.
As atividades da Gincana começaram na nesta terça-feira, 14 de abril. Para participar, basta seguir o Instagram @unep_pt, onde serão postadas diariamente as tarefas e a dinâmica de participação, e também a hashtag #CaçaAosPlásticos.