Gestão responsável do reaproveitamento têxtil beneficia o meio ambiente e viabiliza projetos sociais

as ecobags são feitas a partir do reaproveitamento de descartes de calças jeans
As ecobags são feitas a partir do reaproveitamento de descartes de calças jeans/Foto: Divulgação

Cerca de 100 ecobags – peças reintegradas à rotina das donas de casa em maio com a proibição do uso de sacos plásticos em Salvador – são produzidas por mês pelo grupo produtivo de costureiras Costurando Sonhos, da comunidade do bairro Castelo Branco.

De acordo com a coordenadora de projetos Leila Flores de Sousa, “as ecobags são feitas a partir do reaproveitamento de descartes de calças jeans, uma atividade de upcycling que norteia a Economia Circular”. 

Além do Costurando Sonhos, as práticas sustentáveis da iniciativa Repense Reuse financiam o Desenvolvimento Comunitário de Castelo Branco, que reúne um conjunto de projetos da Humana Brasil e já impactou 770 pessoas. 

Leila de Sousa explica que o Costurando Sonhos é o resultado da formação de um grupo de mulheres capacitadas no projeto social Futuro Aberto. Os resultados do Repense Reuse se aplicam a outros projetos sociais, como o Bahia Produtiva e Mulheres Produtoras, que reúnem mais de 150 famílias. O Projeto Futuro Aberto – que integra um grupo de mulheres capacitadas pela Humana Brasil para formação em corte e costura – é beneficiado com os recursos gerados pelo Repense Reuse.

De acordo com Liliam Pitanga, coordenadora executiva dos Projetos Sociais da Humana Brasil, o apoio do Repense Reuse veio para fortalecer ainda mais a missão da Humana de impulsionar o desenvolvimento sustentável por meio do engajamento das pessoas para serem protagonistas de seu próprio sucesso e melhoria da qualidade de vida.

Mudança de mentalidade

“Só temos a agradecer pela vinda do Repense Reuse e o seu sucesso como iniciativa inovadora e resolutiva em nosso estado, trazendo uma mudança de mentalidade para sociedade, ao tempo que ajuda tanta gente, seja através da geração de emprego, da destinação responsável do têxtil e do suporte financeiro aos projetos que tanto carecem.”

Os descartes de fardamentos e calças jeans com avarias – cerca de 23% do volume coletado – são destinados ao grupo produtivo das costureiras e transformados em peças criativas. Importante ressaltar que 100% dos resultados obtidos pelo Repense Reuse são destinados aos projetos sociais executados pela Humana Brasil. Além do Costurando Sonhos (Futuro Aberto), são beneficiados os projetos Cidadania e Protagonismo; Qualificação de Conselheiros Tutelares; Humana Karatê; Humana Futebol; Ginástica do Bem e Meninas de Futuro.

Economia Circular

Por meio da gestão responsável do reaproveitamento dos resíduos têxteis, o Repense Reuse contribui para uma produção mais sustentável e impulsiona a economia circular, ao mesmo tempo em que combate o descarte dos têxteis e a poluição ambiental.

A iniciativa inovadora visa incentivar a economia verde, que resulta na melhoria do bem-estar da humanidade e a igualdade social, além da redução dos riscos ambientais. É com esse propósito de cultivar soluções para questões sociais e ambientais que o Repense Reuse transforma descartes têxteis em peças úteis acessíveis para beneficiar os projetos comunitários da Humana Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*