Grupo Especial de Proteção Ambiental de Salvador é homenageado em sessão especial na Câmara

Cerimônia solicitada pelo vereador André Fraga (PV) comemora os 10 anos de atividades do grupamento
Cerimônia solicitada pelo vereador André Fraga (PV) comemora os 10 anos de atividades do grupamento

A Câmara Municipal de Salvador irá homenagear os 10 anos de atuação do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), da Guarda Civil Municipal (GCM), que desenvolve programas de educação e preservação dos ecossistemas, além do monitoramento preventivo em parques, praias e praças.

A pedido do vereador André Fraga (PV), a sessão especial será realizada no dia 22 de agosto, no Plenário Cosme de Farias, às 18h. 

“Nada mais justo do que homenagear quem está na linha de frente da fiscalização, preservação e educação ambiental no dia a dia das nossas áreas verdes. Além do mais, são os agentes do grupamento os primeiros a perceberem os efeitos nocivos do homem sobre a natureza. Então, só estamos retribuindo um pouco desse trabalho fundamental”, afirma o parlamentar. 

Proteção e educação ambientais

Desde a sua criação, em julho de 2014, o GEPA se destaca pelo recebimento de denúncias de degradação ambiental e de crimes contra a fauna, a flora e o patrimônio ecológico como um todo. Mais de 13 mil animais silvestres já foram resgatados, de 250 espécies diferentes, vítimas de tráfico, de maus-tratos ou da expansão imobiliária. Palestras em instituições educacionais sobre ecologia, preservação e legislação também fazem parte da agenda do grupamento. 

“O mais marcante é o fato de estarmos contribuindo com o fortalecimento da rede de proteção ambiental no estado da Bahia, atuando diretamente no combate aos crimes, capacitando colaboradores para o resgate de animais silvestres, além de contribuir com a criação de novas unidades estaduais, levando nossa experiência para outros municípios”, destaca o fundador do grupo, o Com. Robson Pires. 

Para atuar no GEPA, é necessário que o guarda municipal concursado tenha disponibilidade e identificação com a pauta, assim como passar por formação em cursos periódicos de política ambiental, gestão e sustentabilidade, com noções sobre ecologia, ecossistemas e biomas baianos, baseados no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). A carga horária dos cursos chega a alcançar as 500 horas por ano, sendo que, a cada 80 horas de trabalho, eles passam por aperfeiçoamento e atualizações. 

“Essa sessão especial é importante para mostrar o trabalho que o GEPA vem fazendo na proteção ao meio ambiente de Salvador com ações educativas e preventivas, sempre procurando prestar um serviço de excelência para o cidadão soteropolitano,” afirmou Pires. 

Serviço

O quê? Sessão especial em homenagem aos 10 anos do GEPA.
Onde? No Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador (Praça Thomé de Souza, s/nº, Centro).
Quando? 22 de agosto, às 18h. 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*