A General Motors reafirmou seu compromisso de utilizar somente fontes de energia renováveis em seu processo produtivo até 2050. Segundo relatório de sustentabilidade global divulgado recentemente (www.gmsustainability.com), a empresa conseguiu atingir 20% da meta em 2018.
“Um importante passo anterior à adoção de fontes renováveis de energia são as medidas com vistas à eficiência energética e consequente redução do consumo. Esse é um trabalho contínuo dos nossos times e se olharmos os últimos 15 anos, nossa redução de consumo de energia por veículo produzido atingiu 57%”, comenta Glaucia Roveri, gerente de Energia e Utilidades da GM América do Sul.
A GM recebeu em 2019, pela oitava vez consecutiva, o prêmio ENERGY STAR ® Partner of the Year Sustained Excellence por sua excelência contínua na gestão da energia. O reconhecimento é concedido pela agência de proteção ambiental dos Estados Unidos em razão de a empresa apresentar liderança contínua e contribuições significativas ao ENERGY STAR. O compromisso da companhia em reduzir o consumo de energia desde 2010 eliminou 1,5 milhão de toneladas de emissões de carbono, o equivalente ao uso elétrico de 260.000 residências por um ano.
Em 2018, a GM tinha 17 edifícios com certificação ENERGY STAR, incluindo dois data centers. A companhia alcançou o ENERGY STAR Challenge for Industry com oito instalações adicionais em todo o mundo, totalizando 135 reconhecimentos. No Brasil, das sete unidades da GM, três são certificadas ENERGY STAR.
Eficiência energética
“A eficiência energética é uma parte fundamental da estratégia da General Motors para um futuro com zero emissão”, disse Alfred J. Hildreth, gerente global de energia da GM. “Embora nossa estratégia energética abrangente integre práticas sustentáveis em toda a nossa cadeia de valor para o máximo progresso, nossa abordagem prioriza a redução do consumo de energia por meio de programas robustos de eficiência energética. Temos a honra de servir como líder do setor e estamos agradecidos pelo contínuo reconhecimento da ENERGY STAR”.
Para chegar a percentuais expressivos de redução, muitas ações são realizadas. Um exemplo é a própria iluminação das áreas no Brasil. Ao modernizar o parque de iluminação das unidades de São Caetano do Sul (SP), Mogi das Cruzes (SP) e Gravataí (RS) com o uso do LED, a empresa gerou uma economia de 60% no consumo de energia destinada à iluminação.
Energia solar
Entre as fontes renováveis utilizadas pela GM no Brasil está a solar. A fábrica de São Caetano do Sul (SP) conta com um sistema solar de aquecimento. São 560 metros quadrados instalados no telhado do complexo para fornecer água quente aos chuveiros do vestiário da fábrica, o equivalente a abastecer o consumo diário de 900 casas.
O sistema conta com 280 placas solares e sistemas de bomba de calor, com capacidade para abastecer 300 chuveiros, eliminando a necessidade de uso de vapor e evitando o consumo de gás natural.
Já a fábrica de Joinville (SC), inaugurada em 2013, foi a primeira da indústria automotiva a contar com sistema de geração de energia solar fotovoltaica. A energia gerada por este sistema abastece a área produtiva e escritórios, evitando emissões de 10,5 toneladas de CO2 – o equivalente a energia consumida por 220 casas no Brasil anualmente. A energia solar também é utilizada para aquecer 15 mil litros de água por dia, reduzindo os custos de gás natural e evitando 17,6 toneladas de emissões de CO2 por ano.
Frota eletrificada
Não é somente por redução de consumo e troca de matriz energética das instalações que a GM está buscando um futuro com zero emissão. Parte muito importante da estratégia da empresa para atingir esse objetivo é a eletrificação da frota que já é uma realidade com o Bolt EV, carro 100% elétrico mais premiado do mundo e que começa a ser vendido no Brasil ainda em 2019.
De acordo com a companhia, o Bolt EV é capaz de rodar, em média, 383 quilômetros com uma única carga de bateria – número superior a qualquer outro veículo de sua categoria. O modelo ainda conta com sistema regenerativo que aproveita a energia dissipada em frenagens e desacelerações para ampliar sua autonomia e garantir tranquilidade ao usuário em viagens mais longas.
Custo-benefício
A recarga das baterias é feita em tomadas e há opções que combinam com diferentes necessidades de deslocamento do usuário. Além de mais limpa, a energia elétrica gera economia para o motorista do Bolt EV. Hoje, o custo médio estimado para recarregar 100% da bateria do elétrico da Chevrolet é R$ 39, o que torna o quilômetro rodado cerca de quatro vezes inferior ao de um modelo do mesmo porte movido a gasolina ou álcool.
Porém, o caminho rumo a eletrificação da frota no Brasil é longo e até lá, é importante diminuir o impacto que os veículos a combustão interna geram. Por isso, a Chevrolet investe de forma contínua em eficiência energética.
A redução do consumo de combustível dos carros da marca chegou a 22% nos últimos cinco anos, ante a média ponderada de até 15,9% registrada pelo mercado. Para o Brasil, isso significa que se evitou a emissão de 1 milhão de toneladas de gás carbônico no ambiente e uma economia de R$ 7 bilhões em combustível por ano, de acordo com cálculos da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).