Considerado o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada promete contar este ano com a maior ação de reciclagem já vista em um Carnaval. A ação será executada pelo projeto “Do meu lixo cuido eu”, uma iniciativa do #VADELATA, movimento da Ball Corporation, Liga da Reciclagem, da Novelis em parceria com cooperativas locais tanto no Recife quanto em São Paulo, nos dias 22 e 25 de fevereiro, respectivamente.
No primeiro dia de desfiles, no Recife, catadores de materiais recicláveis ainda participam da abertura do Galo da Madrugada com a “Ala dos Catadores”, em homenagem a estes profissionais. Ao todo, a ação contará com cerca de 400 trabalhadores envolvidos.
Além disso, realizará um trabalho de educação ambiental entre os foliões. Agentes distribuirão sacolas recicláveis e darão orientações sobre como descartar corretamente os materiais recicláveis durante a festa. Depois da coleta, os resíduos serão levados para ecopontos próximos aos blocos, onde serão separados, tratados e encaminhados à destinação correta.
Os foliões das duas cidades poderão acompanhar o resultado do projeto a partir do Painel da Reciclagem, placar instalado nos dois municípios, que exibirá o quantitativo coletado nos dois dias de bloco. Os números também serão exibidos no endereço porumcarnavalsustentavel.com. br
“Esperamos um grande resultado para o meio ambiente, já que estamos falando na gestão de resíduos do maior bloco do mundo. A latinha já é embalagem mais reciclada do Brasil. Nada mais justo que a gente consiga suportar as outras cadeias no mesmo desafio de reduzir impactos”, explica Estevão Braga, Head de Sustentabilidade Ball América do Sul.
Inclusão social
“Além de ser essencial para a preservação do meio ambiente e uma atividade extremamente relevante para a nossa economia, gerando renda para milhares de pessoas, a reciclagem é também uma importante ferramenta de inclusão social. Para nós da Novelis, que consideramos a sustentabilidade um pilar fundamental da nossa estratégia de negócio, fazer parte da maior ação de reciclagem durante o Carnaval, em parceria com a Ball, é uma honra. Educar e conscientizar a população é o primeiro passo para um futuro mais sustentável”, completa Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.
Durante os dois dias de bloco, o projeto “Do meu lixo cuido eu” contará com a parceria das cooperativas Recicla Recife, Coocares, Coreplast, Esperança Viva, Cooper Recicla Torre, Pró-Recife, Verde é Nossa Vida, Coopagres, Resgatando Vidas, Eco Vida Palha de Arroz, Bola na Rede, Gusmão e das secretarias municipais de Planejamento Urbano, Secretaria da Mulher e Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. Já em São Paulo, conta com as cooperativas Vitória do Belém, Recicla-Butantã e Recifavela.
Impactos positivos
Em prol de um Carnaval sustentável, a ação ressalta os impactos positivos da reciclagem para o meio ambiente. Também incentiva a escolha da latinha de alumínio durante a folia, já que é 100% e infinitamente reciclável e campeã de reciclagem no Brasil, com uma taxa de 97,3%. Além de ser a opção mais segura para pular o carnaval, em meio às multidões.
Em sua primeira edição, em 2019, o projeto “Do meu lixo cuido eu” deixou um legado para a cidade do Rio de Janeiro, coletando para reciclagem mais de 30 toneladas de resíduos durante os ensaios técnicos e desfiles oficiais na Marquês de Sapucaí. Calcula-se que, com a reciclagem desses materiais, foram poupados cerca de 148 MWh de energia, o suficiente para abastecer mais de duas mil residências populares durante um mês.