A França é um dos países pioneiros no esforço para encontrar meios alternativos aos carros a fim de fomentar uma mobilidade mais saudável para o planeta. Pensando nisso, o país presidido por Emmanuel Macron anunciou que vai oferecer €2,500 (cerca de R$ 17 mil) para que seus cidadãos troquem seus carros por bicicletas elétricas, informa Matheus Fiore, do portal B9.
A decisão ainda não foi sacramentada, mas legisladores da França já apoiaram a medida em uma votação preliminar. Segundo a Reuters, a Federação Francesa de Usuários de Bicicletas afirma que se o país for adiante com o projeto, seria a primeira nação do mundo a pagar para que seus cidadãos troquem carros por bicicletas elétricas – apesar de a Lituânia ter oferecido um sistema parecido recentemente.
No caso da Lituânia, o projeto foi um sucesso, e mais de 8.500 pessoas se inscreveram no programa, que oferecia mil euros para trocar o carro e pegar scooters elétricas, bicicletas elétricas ou passagens de transporte público. Caso a medida seja aplicada de forma bem-sucedida, é possível imaginar que mais países da União Européia sigam a ideia.
Mundo se prepara para o ‘boom’ dos carros elétricos
Conforme os veículos elétricos se tornam cada vez mais populares e acessíveis, nações de todo o mundo encontram maneiras de incentivar seus usos para que os danos no meio ambiente sejam resumidos – afinal, veículos movidos a combustíveis fósseis são extremamente prejudiciais para a atmosfera.
Não por acaso, gigantes do mercado de veículos como a Harley-Davidson têm lançado modelos de bicicletas elétricas para não ficar para trás no ainda novo mercado.