Debater a importância da integração entre finanças, clima e natureza para uma economia global sustentável e justa. Este é o principal objetivo do Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas, cuja primeira edição será realizada em São Paulo nos dias 26 e 27 de fevereiro.
Realizado às vésperas do encontro ministerial do G20, o fórum reunirá integrantes do setor privado nacional e internacional, coalizões empresariais que impulsionam a transformação ecológica, academia, sociedade civil, filantropia e organismos multilaterais econômicos e de financiamento.
O fórum, evento oficial do G20 Social, é uma realização conjunta do Instituto Arapyaú, Instituto AYA, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto Igarapé, Instituto Itaúsa, Open Society Foundations e Uma Concertação pela Amazônia.
Participações confirmadas
Estão confirmadas as participações de Fernando Haddad, ministro da Fazenda; Joseph Stiglitz, Nobel de Economia e professor da Universidade de Columbia; Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Mark Carney, copresidente da Glasgow Financial Alliance for Net Zero (GFANZ) e enviado especial da ONU para ação climática e finanças; Alok Sharma, presidente da COP26 e da Rockefeller Foundation Climate e Finance Fellow; Antônio Ricarte, do Ministério das Relações Exteriores; Paul Polman, business leader, campaigner, co-author of Net Positive e ex-CEO da Unilever; Laurance Tubiana, CEO da European Climate Foundation (ECF); Txai Suruí, liderança indígena; Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente; Joaquim Levy, o ex-ministro da Fazenda; e Benoit Bosquet, diretor regional de desenvolvimento sustentável para a região da América Latina e Caribe do Banco Mundial, entre outros.
Durante os dois dias do evento, cerca de 600 convidados, em uma programação presencial e online, vão discutir desde o financiamento climático internacional até aspectos econômicos da mudança do sistema alimentar, passando pelo estreitamento da relação entre finanças e natureza, reindustrialização verde e transição energética, explorando modelos financeiros para a transformação ecológica do Brasil e mecanismos para alavancar investimentos verdes na Amazônia.
Demais assuntos
Outros temas incluem o pagamento por serviços ecossistêmicos, a promoção da bioeconomia como estratégia para enfrentar a crise climática e a reforma da arquitetura do sistema financeiro internacional.
Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas
Local: Rosewood e AYA Hub – Alameda Rio Claro, 28 – Bela Vista, São Paulo – SP
Data: 26 de fevereiro, segunda, das 14h às 19h20, e 27 de fevereiro, terça, das 9h às 18h30
Site: www.forumbrasileirodefinancasclimaticas.colab208.com.br
Evento restrito a convidados e sujeito à lotação do espaço.