Expedição científica mapeia perfil de resíduos do litoral brasileiro

A Sea Shepherd, com o apoio da Odontoprev, realiza o maior estudo contínuo sobre resíduos em praia do mundo e conscientiza sobre como estamos negligenciando o mar em nossas vidas/Foto: Sea Shepherd/Divulgação

Mapear cientificamente o perfil de resíduos marinhos em 300 praias brasileiras. Este é o principal objetivo da Expedição Ondas Limpas na Estrada, uma realização da Sea Shepherd Brasil, com apoio da Odontoprev.

A trajetória teve início em abril desse ano no Chuí, no Rio Grande do Sul, e chegou na Bahia no final de novembro, com término previsto para agosto de 2023, em Oiapoque, no Amapá.

As 4 áreas prioritárias na busca pelo fim da poluição plástica  

Nathalie Gil, diretora-executiva da Sea Shepherd no Brasil, conta que a chegada do ônibus representa um marco muito importante.

“Este projeto é um presente nosso para o Brasil e tem a ambição de gerar muitas ondas em relação à pressão por políticas públicas e sensibilização do brasileiro. A chegada do projeto no Nordeste pela Bahia, após passagem por todo o sudeste e sul, representa um grande marco: o projeto alcançará a metade do percurso, e trará aprendizados específicos, como a situação em praias onde ocorrem desovas de tartarugas, ou onde recentemente há a presença de pepitas de óleo vindo do mar: este cenário também é registrado em nosso estudo”.

Finalidades científicas

O ônibus fará o percurso pelo litoral baiano durante cerca de dois meses e terá diversas paradas para fins científicos, além de mutirões de limpeza em Canavieiras, Ilhéus e em Salvador. Os voluntários a bordo do ônibus e a capitã do projeto, Mara Oliveira, conversarão com o público para explicar o dia a dia da missão e a operação de limpezas, equipamentos usados e procedimentos.

Os colaboradores da Odontoprev farão parte do time de voluntários do mutirão que será realizado em Salvador. Os mutirões serão documentados pela Produtora Brasileira, a fim de divulgar o percurso dos voluntários a bordo durante a viagem.

A expedição conta com a parceria científica do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IOUSP), referência mundial no estudo sobre resíduos marinhos, participando com laboratórios de primeira linha e os melhores pesquisadores na área.

Alexander Turra, Professor Titular do IOUSP, aponta a abrangência e profundidade do estudo: “Esta parceria tem a importante ambição de realizar uma leitura abrangente e a longo prazo do perfil do lixo marinho no Brasil, considerando macro detritos e microplásticos no ambiente praial e riscos do consumo de animais marinhos, e seguindo padrões mundiais de mensuração”.

O ônibus, doado pela Odontoprev, especialmente para esta operação, foi reformado para acomodar os voluntários e ter um impacto mínimo no meio ambiente, com a instalação de painéis solares que abastecem os equipamentos.

Durante a Expedição, a Odontoprev, alinhada ao seu propósito de impulsionar a odontologia de qualidade, também irá oferecer atendimento odontológico gratuito para os catadores das cooperativas envolvidas na reciclagem dos materiais coletados.

12 dicas para ser um turista sustentável e não prejudicar a natureza

Renato Costa, diretor de TI, Marketing e Sustentabilidade da Odontoprev, afirma que a decisão de apoiar a Sea Shepherd Brasil foi por conta da dimensão do impacto positivo que a expedição pode trazer.

“Buscamos parceiros que tenham propósitos alinhados aos nossos, compreendendo que questões ambientais e sociais não podem ser dissociadas. Com isso, esperamos impactar positivamente a vida de centenas de pessoas, inclusive os catadores de áreas costeiras, com a realização de atendimento odontológico gratuito, além de gerar dados que podem resultar em ações ambientais cada vez mais efetivas”, comenta Renato.

Mapeamento das cooperativas

A operação conta, ainda, com o mapeamento das cooperativas de reciclagem, feito pela Yattó, empresa especializada em Logística Reversa, que apoia no planejamento e coleta dos resíduos, além da mensuração de impacto da operação desde a emissão de CO2, utilização de água, e todo o impacto positivo gerado para as cooperativas.

Outras empresas com foco sustentável como Naveia, leites de aveia, Mami Wata, com protetores solares, Urban Pharmcy, Cogumelado, POP Vegan e Montañita e Tempeh com alimentos, também contribuíram com doações para  a operação não emitir toxicidades ao meio ambiente, ter um mínimo de plástico gerado e contribuir para a dieta 100% à base de plantas, assim reduzindo ainda mais o impacto de água e carbono e da operação.

Os órgãos públicos municipais e a imprensa estão convidados a marcar presença nos mutirões especiais do Ônibus Ondas Limpas na Estrada em Poxim do Sul, Canasvieiras dia 25/11, para a retirada de petróleo das praias, também em Ilhéus, no dia 03/12 e no Farol da Barra em Salvador no dia 20/12, com os colaboradores da Odontoprev.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*