Painéis do II Fórum ESG com Dendê têm mediação do editor do Notícia Sustentável

Paulo Henrique Oliveira, sócio da Startei, Verônica Villas Bôas, publisher da Revista Let’s Go e Murilo Gitel, editor do Notícia Sustentável/Fotos: Enaldo Pinto

Empresários, representantes da academia e do terceiro setor estiveram reunidos no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, na quarta-feira, 5 de junho, para a realização do II Fórum ESG com Dendê, promovido pela Revista Let’s Go em parceria com o jornal Tribuna da Bahia. O evento teve o jornalista Murilo Gitel, editor do site Notícia Sustentável, como mediador dos painéis.

“Foi uma experiência muito enriquecedora mediar painéis com profissionais tão qualificados nessa importante agenda ambiental, social e de governança. Os debates foram muito propositivos e os cases inspiraram o público presente. Para o Notícia Sustentável também foi muito relevante apoiar a realização do fórum como media partner. Desejamos que esta parceria se mantenha nas próximas edições”, destacou Gitel.

Para Verônica Villas Bôas, Publisher da Revista Let’s Go, o objetivo principal é a troca de experiências entre as empresas, para mostrar que é mais fácil fazer ESG do que se imagina. “Com exemplos práticos do que empresas e empresários baianos já estão fazendo sobre o assunto, queremos influenciar outras empresas a se estruturarem melhor neste âmbito”, comenta.

Diante de uma plateia numerosa, engajada e participativa, Marcelo Sacramento, vice-presidente da Tribuna da Bahia, comemorou o sucesso do evento e a parceria com a revista. “Como um dos veículos mais tradicionais da Bahia, essa parceria vai trazer ainda mais envergadura e robustez ao debate na imprensa em nosso estado”, afirma.

Governança

A palestra de abertura ficou por conta do presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia, que trouxe um histórico sobre as ações que a empresa realiza e sobre sua mais recente iniciativa à frente da Companhia, o programa que objetiva transformar Brasília na capital da energia sustentável através da modernização da iluminação pública do Distrito Federal, com a instalação de lâmpadas LED e de usinas fotovoltaicas. Em seguida, tomou a palavra Eduardo de Sá Martins da Costa, Vice-Presidente do CIEB (Centro das Indústrias do Estado da Bahia), uma das empresas apoiadoras do evento desde a sua primeira edição, em 2023.

Ao longo da tarde, os convidados puderam conferir três painéis que abordaram a temática ESG sob diferentes pontos de vista, trazendo cases e exemplos práticos do que empresas e empresários baianos já estão realizando sobre este assunto em suas respectivas áreas. Foram eles: os painéis sobre Economia Circular, Economia do Mar e ODS Águas. Todos tiveram a curadoria do advogado Augusto Cruz, da AC Consultoria, e de Paulo Henrique Oliveira, sócio da Startei, um Hub de Inovação que ganhou o reconhecimento ‘Innovation Latam’ como uma das empresas mais promissoras na América Latina em Inovação e ESG.

Durante sua fala, Paulo Henrique ainda salientou que a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal, a ABAF, é a empresa responsável por realizar a compensação de carbono, em que mudas de árvores serão plantadas a partir do inventário de carbono gerado pelo evento, reafirmando também a responsabilidade do evento com a sustentabilidade.

O Gerente de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Tronox no Brasil, Mário André Bernardo, deu início ao tema Economia Circular, compartilhando com todos o case da empresa, que assinou o painel. O professor da UFBA Daniel Véras Ribeiro também compôs a mesa de discussões sobre o tema. Ele atua no desenvolvimento de materiais para a Engenharia Civil, com foco no desenvolvimento e reutilização de resíduos industriais.

O segundo painel foi iniciado por Larissa Mendes, da Coordenação de Governança Aduaneira, que representou a Wilson Sons, o maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, com mais de 186 anos de experiência. Contribuindo com o debate sobre Economia do Mar, o ambientalista William Freitas também participou da mesa-redonda, trazendo toda sua expertise à frente da OSC REDEMAR Brasil em iniciativas científicas, educacionais e de mobilização comunitária.

O último tema abordado no ESG com Dendê foi o da ODS Águas, que trouxe um debate propositivo sobre ações de reuso de água e como preservar a Baía de Todos os Santos. Deste participaram Renan Menicucci Pessoa, diretor técnico da Maqfiltros, que assina o painel, Felipe Leonardo Reis dos Anjos, Gestor de Negócios da escola Técnica do SENAI BA, que é parceira de projeto da MAQUIFILTROS e também Mayara Padrão, jornalista e sócia fundadora da DeTrash – a primeira startup do mundo a oferecer recompensas em tokens pela ação de reciclar.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*