Dezesseis das empresas mais poluentes do mundo pagaram por cerca de 1.700 anúncios de desinformação climática no Facebook que, juntos, receberam até 150 milhões de impressões. Desse total, três quartos foram obtidos por anúncios pagos pela ExxonMobil, que investiu em 2021 até agora cerca de US$ 4 milhões em anúncios de desinformação climática no Facebook.
Os dados, divulgados nos primeiros dias da COP-26, foram compilados pelo Eco-Bot.Net – um sistema alimentado por inteligência artificial para recuperar anúncios das APIs do Facebook e os dados ocultos de segmentação e impressões que são anexados a cada um.
Ao longo da COP-26, o Eco-Bot.Net lançará outros dados sobre desinformação climática e greenwashing em diferentes setores, como aviação e desmatamento. Quem contou essa história foi a Time.
Em carta, Coalizão Brasil defende maior ambição climática do país
Outra investigação comprovando que o Facebook não consegue resolver a questão da desinformação dentro de suas redes sociais veio do Center for Countering Digital Hate (CCHD). Após analisar quase 7 mil artigos negacionistas postados no Facebook no ano passado, que geraram mais de 709 mil interações na rede, o CCHD identificou que quase 70% dessas postagens são promovidas por apenas dez promotores de fake news.
A lista inclui veículos associados com a direita conservadora americana, como os sites Breitbart e Daily Wire, além da “emissora de TV” Newsmax (que ganhou fama no ano passado por sustentar acusações mentirosas sobre fraude nas eleições presidenciais americanas) e do portal Townhall Media, criado pela Fundação Heritage com apoio da ExxonMobil.
O levantamento também inclui veículos estatais russos, como os sites RT.com e Sputnik News.
O Guardian repercutiu este estudo.
O que diz o Facebook
“Temos a responsabilidade de lidar com a desinformação sobre o clima em nossos serviços, e é por isso que estabelecemos parcerias com mais de 80 organizações independentes de verificação de fatos em todo o mundo para revisar e classificar conteúdo, incluindo conteúdo sobre mudanças climáticas. Quando elas classificam o conteúdo como falso, reduzimos sua distribuição para que menos pessoas o vejam e mostramos um aviso com mais contexto. Além disso, aplicamos penalidades às pessoas que repetidamente compartilham informações falsas.
Na COP-26, também ativamos um recurso que usamos durante eventos públicos críticos para detectar palavras-chave. Este recurso ajuda para que conteúdos relacionados ao evento e ao tema sejam mais facilmente encontrados pelos verificadores de fatos – porque a velocidade é especialmente importante durante eventos como esse. O recurso está disponível aos verificadores de fatos para conteúdo em inglês, espanhol, português, indonésio, alemão, francês e holandês. Saiba mais sobre como estamos combatendo a desinformação sobre mudanças climáticas aqui.”
(Com informações do ClimaInfo).
Post atualizado às 14h36 do dia 4/11/21 para acrescentar o posicionamento do Facebook.