À medida em que mais desastres naturais acontecem e a qualidade do ar piora, intensificando doenças e impactando a vida da população, as mudanças climáticas ganham maior destaque nas discussões do dia a dia e os consumidores ficam ainda mais atentos às práticas sustentáveis das marcas.
Em poucos dias, um novo ano se aproxima, e talvez seja o momento ideal para adicionar metas sustentáveis às empresas, iniciar discussões sobre os caminhos para a sustentabilidade e começar a implementar práticas favoráveis ao meio ambiente.
CEBDS lança plataforma para acelerar soluções empresariais que preservem a natureza
Abaixo listamos algumas iniciativas e formas de adotá-las por meio de parcerias e investimento em tecnologia, confira:
1) Digitalizar os papéis
Todos os dias, empresas de todos os portes precisam lidar com documentos. Desde a contratação de profissionais até a assinatura de contratos, os documentos fazem parte da rotina de qualquer empresa. O que poucos sabem é que uma única folha A4 equivale a 10 litros de água e 1/10.000 árvores.
Digitalizar as assinaturas e armazenamento de documentos por meio da adoção de plataformas como a D4Sign, pode auxiliar empresas a economizar o recurso do papel, tornar os documentos ainda mais seguros e acessíveis, reduzir o uso de tinta de impressão e a emissão de poluentes ocasionada pelo transporte de documentos.
Por processar 60 milhões de documentos, economizou mais de 1.536.356 litros de água, preservou mais de 30.727 árvores e evitou a emissão de 553.088 KG de CO² no meio ambiente, sustentabilidade que equivale a preservação de 120 mil árvores por mês.
[Artigo] Net Zero: conseguimos reduzir a pegada de carbono do mundo digital?
2) Escolha itens reutilizáveis
Ao invés de comprar itens de uso único, como copos descartáveis, opte por itens reutilizáveis que podem ser limpos e usados novamente pela mesma ou outra pessoa. Uma dica é inserir no kit de onboarding dos colaboradores copos sustentáveis da marca Menos 1 Lixo, movimento que promove a educação ambiental. A marca é apoiadora de campanhas como Mares Limpos, Pare de chupar, Noronha Plástico Zero, entre outras.
3) Incentive a reciclagem
Na volta ao trabalho presencial, ter na empresa os famosos cestos seletivos é uma antiga e famosa ideia. Aqui a lógica é simples e pode ser adaptada apenas pela escrita com o nome do material a ser depositado em cada cesto. A dica é separar por vidro, papel e plástico, mas caso a empresa use máquina de café em cápsulas, pode adotar um cesto só para reciclar as cápsulas.
Outra dica é ter um cesto só para restos de comida, facilitando a compostagem, que pode ser usada nos jardins da empresa, caso a empresa tenha, ou ser revertida para jardins de colaboradores.
4) Adote embalagens sustentáveis
Se você vende produtos, além de pensar em produtos com composições mais sustentáveis, o ideal é pensar também na embalagem que carrega os produtos. Mudar para embalagens recicláveis ou recicladas, como as da SPEcologia, que oferece caixas, sacolas e nécessaires sustentáveis, além de etiquetas feitas de papel semente, trazendo uma forma fácil de adotar a sustentabilidade no negócio.
Outra dica é sempre que comprar algum produto para empresa, levar em conta para a tomada de decisão a escolha de fornecedores que ofereçam produtos entregues em embalagens ecológicas, assim você incentiva a adoção de práticas sustentáveis por outras empresas.
Empresas mais inovadoras priorizam sustentabilidade e clima
5) Mude para energia sustentável
Se a sua empresa está localizada em uma região bastante ensolarada, outra dica é adotar a energia solar por meio da instalação de painéis solares. Apesar de ter um custo, no longo prazo o investimento nas placas solares se paga pela economia nas tarifas de energia elétrica.
No Brasil, empresas como a Blue Sol instalam placas solares fotovoltaicas em empresas e residências, mas basta uma pesquisa rápida e será fácil encontrar outras empresas próximas ao escritório para instalar.
6) Compre créditos de carbono
Compensar carbono nada mais é que pagar para compensar as emissões de gases de efeito estufa que a empresa emite no meio ambiente. O ideal, claro, é que a empresa não emita, mas a entrega de produtos, deslocamento de colaboradores, entre outras ações também podem entrar na conta e devem ser compensadas.
Startups como a Carbonext, criada pela engenheira florestal Janaína Dallan, integrante do time de especialistas brasileiros da ONU para mudanças climáticas, funcionam como uma plataforma onde empresas podem compensar as emissões de gases de efeito estufa. A dica é adotar o selo de carbono neutro (próximo a zero) ou negativo (compensar 200% do que emite), e contribuir para o meio ambiente enquanto tem acesso ainda a um conjunto de benefícios.