Em seus primeiros 60 dias de vida, um bebê utiliza, em média, oito fraldas por dia (240 por mês), número que registra redução com o passar do tempo. A enorme quantidade de unidades utilizadas por uma criança durante a semana, entretanto, não apenas complica a vida de quem cuida de bebês mas também do meio ambiente, uma vez que o produto convencional, depois de utilizado, acaba em aterros sanitários ou lixões.
Ao pensar nisso, a empresa americana Dyper lançou um serviço por assinatura que inclui a entrega semanal de fraldas biodegradáveis, que se decompõem mais rapidamente em contato com a natureza, e a coleta do material depois de usado, com o objetivo de providenciar o devido descarte.
Disponível por enquanto só nos Estados Unidos, o serviço funciona assim: a Dyper cobra uma mensalidade de US$ 68 para entregar de 100 a 260 fraldas por semana, a partir das necessidades do cliente e o estágio de vida do bebê.
Cada unidade é fabricada inteiramente a partir de materiais biodegradáveis – incluindo “fibras viscosas de bambu colhido de forma sustentável” pela companhia – e que podem ser reciclados pelo usuário em qualquer unidade de compostagem.
Destinação
Caso o assinante queira que a Dyper recolha as fraldas utilizadas, porém o serviço cobra US$ 39 adicionais para aplicar o ReDyper, que por meio de uma parceria com a empresa de reciclagem TerraCycle garante que todos os itens utilizados tenham um destino ambientalmente correto.
O CEO da Dyper, Sergi Radovcic, afirmou ao site The Verge que o principal objetivo da companhia é garantir que menos fraldas sejam descartadas em aterros, onde seu reaproveitamento é nulo. Além da venda atual de versões 100% biodegradáveis do produto, o plano é expandir a atuação da empresa e permitir que mais pessoas se livrem de fraldas usadas sem prejudicar o meio ambiente.