A Fundação Toyota do Brasil lançou na quinta-feira, 21 de julho, um novo edital para a seleção de projetos. As iniciativas escolhidas receberão um aporte de até R$ 100 mil para execução das atividades.
O valor é o dobro do oferecido na primeira edição do edital, realizada no ano passado, que recebeu a inscrição de mais de 230 projetos. As organizações interessadas terão até o dia 23 de agosto para realizarem as inscrições, que devem ser feitas pelo site da Fundação.
Os impactos da pandemia na alfabetização infantil
Para participar, as organizações interessadas precisam comprovar, pelo menos, dois anos de atuação. Serão selecionadas três iniciativas voltadas para educação e com foco na formação de cidadãos, visando a empregabilidade, redução do impacto das desigualdades sociais e contribuição com a promoção e valorização nacional da diversidade, prioritariamente em relação a mulheres, população negra, pessoa com deficiência, LGBTQIA+ e em áreas de vulnerabilidade social.
Os projetos ganhadores do edital serão anunciados até o final de outubro.
De acordo com dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a pandemia aprofundou a recessão econômica e atingiu com força a população mais vulnerável, explicitando ainda mais os contrastes que ainda colocam o Brasil entre os países mais desiguais do mundo, inclusive em relação à educação.
Para reverter a situação, dentre os pontos apontados pela OCDE está o investimento em educação. Para Viviane Mansi, presidente da Fundação Toyota, o aumento no aporte financeiro demonstra o empenho da instituição na construção de um país mais igualitário e inclusivo.
“Se queremos, em um futuro próximo, que a igualdade de acesso à educação e ao trabalho digno também seja a realidade da parcela minorizada da população brasileira, precisamos promover mudanças agora. Ao ampliarmos os recursos disponíveis, possibilitamos que mais vidas sejam transformadas por esses projetos. Estamos muito satisfeitos em fazer esse movimento com um grande potencial para gerar novas oportunidades de emprego e renda para essas pessoas. Com o edital passado, alcançamos cerca de 120 jovens meninas e mulheres. Para 2023, esperamos que esse número cresça ainda mais”, ressaltou Viviane.
Além de contribuírem para a valorização de grupos minorizados, as propostas apresentadas devem ter aderência a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Todos os projetos apoiados por nós têm sinergia com os ODS. Assim como eles, as novas iniciativas que se unirão ao grupo vão representar, de certa forma, a Fundação Toyota e, por isso, precisam estar alinhadas aos nossos valores e pilares de atuação”, finalizou Viviane.
A importância da criação de espaços urbanos mais diversos
- Para acessar o edital, clique aqui.
Edição passada
Os projetos selecionados no Edital 2021 foram: Mulheres Prronto!, de qualificação em elétrica predial básica para mulheres que vivem em comunidades em situação de vulnerabilidade de Belo Horizonte (MG), Jovens Mulheres nas STEAM, que levou a metodologia STEAM (em português, Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para alunas cis e trans da região do Vale do Caju, na região metropolitana de Fortaleza (CE), e Mulheres em Expressão, que mudou a vida de mulheres periféricas, também de Fortaleza (CE), por meio de qualificação profissional em empreendedorismo e oficinas de costura e culinária.
Ao todo, foram beneficiadas cerca de 120 jovens meninas e mulheres, cis e trans, que, a partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas, poderão buscar vagas mais qualificadas no mercado formal de trabalho. Todas as iniciativas contempladas no último edital têm o ODS 5 (Igualdade de Gênero) como principal foco.